20 de dezembro de 2008
Senhores do Crime (Eastern Promises)
Senhores do Crime é o exemplo de que com um roteiro simples mas bem trabalhado e com atuações dignas de aplauso pode-se fazer um filme muito bem feito.
Uma mãe dá a luz a uma menina perto do natal mas acaba morrendo. Anna então pega o seu diário e leva pra casa para tentar achar a familia dela para que eles possam cuidar do bebê. Mas esse diário continha certos segredos que não podiam ser revelados.
Enquanto isso Nikolai (Atuação memorável do Viggo Mortensen) era o motorista de uma célula da máfia russa que ficava em Londres. Nikolai protegia Kirill, que era filho do chefão local Semyon, dos seus devaneios e bebedeiras.
Anna desapontada por não conseguir que seu tio traduzisse o diário da moça que estava em russo vai até um endereço indicado num cartão que estava dentro da agenda na esperança de encontrar respostas, porém ela acaba indo direto para a casa de Semyon.
Anna sem saber do real perigo acaba confiando em Semyon no inicio, até descobrir que ele era a pessoa que havia estuprado a garota era ele, e não o seu filho Kirill como ela suspeitara no começo.
Juntamente com isso Semyon arma uma emboscada para Nikolai para proteger o seu filho. Kirill fez uma bobagem de mandar matar um membro por difamar ele, só que os irmãos dele vieram das montanhas geladas russas para vinga-lo, e como eles não sabiam como era a aparência do Kirill foi só o Semyon aceitar Nikolai como um membro e tatua-lo como Kirill. Porém Kirill consegue matar os irmãos.
Nikolai então ajuda a Anna a recuperar o bebê para que Semyon seja preso e ele possa ser o comandante junto com Kirill.
O filme é muito bem trabalhado com uma atuação majestosa do Viggo. Apesar de sabermos que o personagem dele não era o que aparentava ser, só temos a certeza disso no final numa pequena cena, sem alarde algum.
Um thriller que eu recomendaria não pela história em si, que no fundo é bem simples mas mesmo assim envolvente, mas o grande diferencial é a atuação digna de aplausos de pé do Viggo.
Avaliação: * * * * *
19 de dezembro de 2008
A Múmia - Tumba do Imperador Dragão (The Mummy - Tomb of The Dragon Emperor)
Quando tinha meus 12, 13 anos e vi os dois primeiros filmes da série A Múmia no cinema considerava eles um dos melhores filmes que já vira, pudera com essa idade você não pense na qualidade do filme mas sim na ação e emoção que o filme proporciona, esse novo filme deles tenta resgatar novamente essa emoção mas falha em alguns aspectos, mesmo assim é um filme divertido para se ver.
O filme começa com uma introdução gigante que explica as origens do Imperador Dragão, um Imperador que controlava dominava 5 elementos, era praticamente um Merlin que sabia artes marciais, porém a sua ganância na busca da vida eterna levou ele a morte. Nesse momento eu achei que colocar isso na introdução do filme fora algo erroneo, mas no decorrer do filme você percebe que só existiam dois momentos para colocar a história de 2000 anos atrás do Imperador, na introdução e quando Alex descobre o segredo de Lin e sua mãe no Xangri-La. Porém se escolhesse nesse segundo momento o diretor poderia se perder um pouco, portanto decidiu ser conservador para não errar a mão.
O filme em si começa mostrando a pacata vida que os O'Conells levavam na Inglaterra pós segunda guerra mundial, após muitas aventuras eles decidiram descansar um pouco. Na verdade eles estavam ávidos por aventura, mas fingiam estar bem com a aposentadoria. Porém quando foram apresentados a uma pedra mística que deveria ser levada Xangai em segurança eles não relutaram em aceitar o serviço.
Chegando a Xangai, Rick e Evelyn descobre que seu filho Alex deixara a faculdade e partira para China onde descobriu os soldados de Terracota e a Tumba do Imperador Dragão.
Porém quando vão entregar a pedra para o diretor do museu de Xangai eles percebem que foram traídos e que parte do exército chinês desejava reviver o antigo imperador e por isso precisavam da pedra. Conseguiram esse objetivo, porém o imperador estava com poderes limitados e amaldiçoado pelo feitiço de Zi Juan, mãe de Lin. Então ele decide ir atrás do portal que indicava o caminho ao Xangri-la onde finalmente conquistaria a vida eterna.
Os O'Conells após se livrarem da armadilha vão seguir a Múmia juntamente com Lin que possuía a única coisa que mataria a múmia novamente, o punhal que sua mãe enfeitiçara milênios atrás.
Subindo até o Himalaia eles não conseguem impedir que o Imperador descubra o caminho para o Xangri-la, mesmo com a ajuda bem vinda dos pés grandes e do sempre divertido Jonathan, irmão de Evelyn. Porém durante essa batalha Rick acaba morrendo com um golpe do Imperador, atônitos por isso eles decidem ir até o Xangri-la para ressuscitar Rick e impedir que o imperador reavive seus poderes.
Chegando no Xangri-la a mãe de Lin consegue reviver Rick, e Alex descobre o segredo da imortalidade de ambas. Porém o imperador chega de surpresa até o Xangri-la e facilmente consegue seus poderes de volta. Precisaria retorna então ao seu palácio e reviver seu numero exército de 10 mil guerreiros que caso passassem pelas muralhas da China tornariam-se invencíveis.
Zi Juan decide então sacrificar sua imortalidade e da familia para reviver os exércitos que foram mortos pelo Imperador para que esses tenha sua vingança e impeçam que o exército dele transpasse a muralha da China, como Rick diz no filme, eles eram os mortos vivos do bem.
Com muito sacrifício, aventura e dor finalmente Alex e Rick, que no começo se desentendiam mas após a morte de Rick voltaram a paz, matam a Múmia com o punhal que estava com Lin, fazendo com que esse retornasse ao seu lugar de origem após ter matado Zi Juan.
O filme não peca quanto as cenas de aventura, porém a história é um pouco mal trabalhada e a Múmia desse filme não tem a mesma empatia que Imhotep transmitia nos dois primeiros filmes. Mas ainda sim é um bom filme para ser visto.
Avaliação: * * * * *
18 de dezembro de 2008
Fim dos Tempos ( The Happening)
Antes de qualquer coisa devemos considerar duas coisas sobre esse filme. Primeiro é um filme do Shyamalan, portanto não devemos nos ater a porquês e nem a explicações mais detalhadas para os eventos do filme. Segunda observação: o título, como se percebe o título original é totalmente diferente da tradução para o português. No começo do filme considerei a mudança benéfica pois o título Fim dos Tempos causaria mais impacto do que uma tradução mais literal como O Evento, ou O Acontecimento, mas com o desenrolar do fim vimos que se a tradução literal fosse posta teria sido muito mais fiel ao filme e não desapontaria algumas pessoas, pois de Fim dos Tempos o filme tem pouco ou quase nada.
O filme começa com algumas pessoas perdendo a orientação no Central Parque (NY) e acabam suicidando-se. O governo temendo que seja um ataque terrorista pede a todos que deixem a cidade.
Nesse momento que surge na história Elliot e sua esposa Alma, juntamente com sua sobrinha Jess que perde os pais logo no começo do filme.
O suposto ataque começou com populações grande até atingir um grupo menor de pessoas no nordeste dos EUA, algo extremamente sábio do Shyamalan, limitar o evento a um lugar limitado traz um realismo a mais que um filme sem sentido como esse precisaria.
Então os três com um grupo de pessoas tentam cada vez mais sair da área de ataque e ficar em grupos cada vez menores de pessoas. Até que Elliot e alguns outros percebem que não se tratava de ataques terroristas, mas toxinas soltadas pelas plantas que desligavam neurotransmissores do nosso cérebro fazendo que perdêssemos o senso de auto-preservação.
Os três juntamente com mais dois garotos migravam para um condado afastado de tudo na Pensilvânia, quando acham uma casa no meio do caminho, e decidem verificar se a pessoas dentro. Até que um dos garotos vem que tem pessoas dentro da casa e eles pedem para entrar, só que esse pedido é negado pois aquelas pessoas, ruralistas ignorantes americanos, acreditavam que eles eram terroristas e se abrissem as portas seriam infectados também. Os garotos então tentam arrombar a porta e a janela, só que as pessoas de dentro sacam uma espingarda e acabam matando ambos.
Fugindo daquela casa de loucos, que mostra um pouco como os humanos lidam em situações extremas, eles chegam até uma casa com uma velha tão insana quanto o pessoal da casa anterior, porém essa não sabia dos acontecimentos pois vivia num estado de solidão total, o que explica em partes a situação que ela encontrava-se.
Até que na manhã seguinte a velha vai até o jardim da casa e acaba suicidando-se, mostrando que o evento havia chegado ao seu ápice, pois matara uma pessoa que estava sozinha, não mais um grupo como fazia anteriormente, e depois desse ápice o evento desapareceria, pois era assim que acontecia. Não pergunte porquê acontece isso, apenas entenda que acontece e esse é o motivo no qual Elliot, Alma e Jess não morrem ao sair da casa.
Cientistas tentam explicar o motivo desse evento ter ocorrido, e um deles alerta que isso era um aviso das plantas, pois os humanos estavam tornando o planeta insustentável, um pelo ambientalista um pouco desnecessário. Mas as pessoas continuam céticas quanto a isso, até que o evento começa novamente em outra localidade.
O filme como já disse no começo não deve ser entendido, mas apesar disso ele peca em diversos aspectos, tornando-se maçante no meio, porém o começo e o fim dele salvam ele da total alienação.
Avaliação: * * * *
Wall-E
O começo do filme assemelha-se muito a atmosfera angustiante de I am legend, ambos trazem uma terra devastada com apenas dois sobreviventes, no caso de Wall-E os sobreviventes são o próprio Wall-E, um robozinho lixeiro com jeito de criança; medrosa, curiosa, amável, e uma barata que era o bichinho de estimação dele no qual a tratava como se fosse seu cachorrinho.
Por volta de 2100 a terra acumulara muito lixo e seria necessário fazer uma operação limpeza e parte dos terráqueos foi mandada para o espaço para um tour até que a terra torna-se habitável novamente. Mas pelo jeito que as coisas estavam a idéia não deu muito certo.
Wall-E fazia o seu trabalho todos os dias, e além disso guardava objetos que julgavam serem importantes, e por acaso numa dessas limpezas diárias ele encontra uma mudinha de planta.
Eis que surge uma nave gigantesca trazendo alguns robôs, wall-e fica assustado como uma criança e ao mesmo tempo encantado com tudo isso, seguindo os robôs tentando passar desapercebido, porém não deu muito certo e um robô acabou vendo-o. Então ai aproximou-se do robô e tentou fazer amizade com ele, uma belíssima cena, e descobriu que o nome dele era Eve, e chamou-a para conhecer sua casa.
Mostrando para ela todas as bugigangas que coletara todo aquele tempo wall-e tenta deixar Eve totalmente a vontade, porém quando mostra para ela a planta, Eve pega-a e a guarda dentro dele e entra em estado de hibernação para desespero dele.
Wall-e então tenta acorda-la de todas as maneiras, mas todas elas são em vão. Então ele a protege de todos os infortúnios que surgiriam.
Então a nave que a trouxera retorna, e manda ela para dentro. Wall-e num momento de coragem e desespero pula até a nave e fica agarrado do lado de fora dela para tentar reaver a sua amada Eve.
Wall-e então chega a nova morada dos humanos, uma nave gigantesca batizada de Axiom, onde eles viviam somente sentados em cadeiras flutuantes com os robôs fazendo todo os trabalhos para eles, ou seja viveram um bando de sedentários inúteis. Já estávamos no ano de 2800 aproximadamente.
Eve e ele após fazerem um pequeno tour pela nave são apresentados ao comandante da nave, um balofo ignorante que traduzia o que os humanos virara. Quando o comandante abre Eve para observar a planta, mas descobre que não havia nada, mandando ela para revisão e wall-e para uma limpeza.
Chegando nessa sala descobre-se uma série de robos presos, e wall-e é posto junto deles, e quando tentam implantar algo em Eve Wall-E desespera-se sai da prisão e tenta salva-la e acerta um raio de laser num local inapropriado ligando o alarme e soltando todos os robôs presos, então eles começam a ser fugitivos dentro da nave.
Eve tenta proteger de todos os modos Wall-e e decide que o melhor a fazer é manda-lo de volta a terra. Na tentativa de coloca-lo numa nave auxiliar e manda-lo de volta, eles acabam descobrindo que um robô tentava despachar a plantinha de volta a terra, o que mostrava um complô de certos robôs, wall-e vendo a plantinha adentra a nave para devolve-la a nave, mas era tarde o outro robô já desprendera a nave e mandado ela para auto destruição.
Com um extintor de incêndio Wall-E safa-se da autodestruição da célula e traz com ele a plantinha de volta para Eve.
Retornando de volta a Axiom, Eve decide mais uma vez levar a plantinha para o comandante só que dessa vez sem passar por nenhum robô antes, e pede pra que Wall-e esconda-se em um canto.
Quando chega até o capitão e mostra para ele a planta, Zoinho o robô que cuidava do capitão exige que ele entregue a planta. Mostrando então um vídeo de 600 anos atrás que o dono da empresa dona do Axiom manda que os robôs controlassem a nave e que não a deixassem vir de volta a terra pois o plano de limpeza havia fracassado. Mas essa plantinha era a prova que a terra estava habitável novamente e o comandante luta contra o robô para ficar com a plantinha.
Porém Eve e o capitão mostram-se incapazes de lutarem contra os outros dois robos que acabam vencendo e jogando a plantinha através de um buraco, que para a surpresa de todos, aaa nem tanta surpresa, Wall-E surge, mas um robô o desconfigura e ele quase vem a morrer.
Wall-e, Eve e a plantinha são levados para o depósito de lixo, onde seria tacados no espaço. Porém Eve consegue fugir e salvar Wall-E também.
Então ambos tentam levar a plantinha até o local correto do protocolo, enquanto o comandante tenta lutar com o robô para ter o controle da nave novamente. Até que ele consegue desligar o piloto automático e consegue despachar a nave de volta a terra, mas Wall-e tinha problemas, ele acabou ferindo-se tentando segurar o "templo" da plantinha que os robôs que estavam de complô tentavam fechar.
Chegando de volta a terra o capitão planta a muda e explica ao resto da tripulação como proceder de volta ao seu habitat original, e Eve vai até a casa de Wall-E para salva-lo e religa-lo, e consegue, só que havia um problema, Wall-E não estava igual, ele não se lembrava dela, e estava fazendo apenas o que ele havia sido programado a fazer: limpeza, não demonstrando nenhum traço de sentimento que o velho Wall-E continha.
Porém Eve não desiste e segurando nas mãos dele e olhando-o através dos olhos consegue fazer com que ele se lembre dela dando-lhe um beijo caloroso.
Arrependo-me profundamente de não ter visto Wall-e anteriormente, principalmente no cinema. Se ele estiver entre os 5 indicados de melhor filme, como muitos especulam, não seria absurdo algum, pois é um filme excelente. Wall-e é um personagem carismático e com uma presença que poucos personagens conseguem ter. Além disso toda a história e dramatização do filme o torna um filme mais adulto do que muitos filmes de ação cheio de efeitos especiais por ai.
Avaliação: * * * * * *
21 de novembro de 2008
As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian ( The Chronicles of Narnia - Prince Caspian)
Princípe Caspian seria o décimo rei da sucessão dos Telmarianos, porém seu tio tomou o seu trono e esse teve que fugir para Nárnia, só que havia um problema os Telmarianos destruíram Nárnia, e os Narnianos odiavam os Telmarianos.
Porém esse Telmariano tinha a trombeta que Susana havia deixado na cela do cavalo no final do primeiro filme, e ao tocar a trombeta os antigos reis e rainhas, Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia voltam a Nárnia.
Porém a Nárnia que eles encontraram é totalmente diferente do qual eles deixaram para trás. Aslam inclusive estava sumido desde que eles partiram.
Com a ajuda de um anão os 4 vão atrás dos outros e do Príncipe Caspian e com a ajuda desse tentam derrotar os Telmarianos. Com um começo meio conturbado entre Pedro e Caspian eles conseguem se entender e bolar planos para derrotar os Telmarianos.
Porém eles tentam atacar dentro da fortaleza deles e sofrem uma derrota fragorosa.
Voltando para sua fortaleza os Narnianos tentam se recompor mas sabem que sem a ajuda de Aslam nada poderiam fazer para derrota-los.
Com o avanço cada vez mais rápido dos Telmarianos, eles pedem para que Lúcia encontre Aslam, pois ela é a única que o já tinha visto.
Pedro então desafia o rei dos Telmarianos; Miraz, para ganhar tempo. Depois de Miraz ter perdido vergonhosamente para Pedro, os próprios membros da sua corte o matam e dizem que foi um ataque surpresa dos Narnianos e começa a batalha.
Os Narnianos estavam praticamente perdidos quando Lúcia finalmente encontra Aslam e esse faz com que as árvores acordem, e essas fazem com que os Telmarianos recuem até o rio.
Os Telmarianos tentam passar a ponte de volta para casa mas do outro lado estava Aslam que com seu rugido chama os deuses do mares e esse derruba a ponte construída por eles e acabam com o seu exército.
Agora Caspian era o novo rei de Nárnia e juntaria os dois reinos, e Aslam fez uma proposta para os Telmarianos de ficarem em paz com os Narnianos, ou de então começaram uma nova vida de onde eles vieram, da nossa realidade.
Nárnia é um filme imperdível para quem gosta de aventura e fantasia.
Avaliação: * * * * *
20 de novembro de 2008
Capítulo 27 (Chapter 27)
Chapter 27 conta a história de como Mark Charpman mata John Lennon e as coisas que antecedem a esse fato.
Jared Leto está muito convicente como Mark. Esse aliás que tem visíveis sinais de loucura, qualquer um poderia perceber isso. Todas aquelas pessoas envolvidas foram muito ingênuas em acreditar nas mentiras que ele contava.
Ele continha traços de dupla personalidade evidentes, principalmente por achar que era Holden Caulfield o garoto do livro o Apanhador no campo de centeio, cuja história se assemelhava muito com os fatos que ocorria e ele ocorreria com ele.
Outro fato perturbador era que ele sempre ouvia duas vozes na cabeça, duas maneiras de pensar, duas possibilidades de agir.
O filme tem um problema de ser muito arrastado ele não consegue ser linear o tempo todo, parece que tiveram que colocar coisas repetidas para dar ao menos 1 e 30 de filme, pois essa história em 45 minutos já poderia ter sido contada.
Mas mesmo assim o Jared Leto salva e muito esse filme
Avaliação: * * * *
Kung Fu Panda
Po é um Panda gordo e desajeitado que sonha em ser um mestre do Kung Fu, mas sua realidade é totalmente diferente ele trabalha com seu pai um ganso num restaurante que só servem macarrão. Macarrão é a vida deles.
No alto da montanha o mestre Shifu treina os cinco furiosos (Tigresa, Louva-deus, Macaco, Víbora e Garça), porém o mestre de Shifu a velha tartaruga Oogway o chama para falar sobre uma visão que ele teve, o temível Tai Lung iria escapar da prisão e viria pegar o pergaminho do Dragão, um pergaminho que daria poder ilimitado para aquele que lesse. Oogway deveria então escolher aquele que pegaria o pergaminho para ler.
Durante um festival que estava sendo feito por esse fato Oogway iria escolher essa pessoa. Po gostaria muito de ir, mas seu pai o fez levar o carrinho de macarrão e ele não conseguiu nem subir 3 lances de escada com ele. Desistindo de levar o carrinho ele sobe até o alto da montanha mas quando chega vê o portão se fechar e ele ficar do lado de fora. Ele começa a fazer de tudo para entrar, mas não conseguia. Até grudar uns foguetes de fogos de artifício numa cadeira ele consegue entrar bem na hora da escolha do escolhido. E para surpresa o escolhido era ele.
Shifu e os cinco furiosos ficaram perplexos com a escolha do mestre Oogway que reiterava cada vez mais que Po era o escolhido.
Shifu então seguindo as ordens do mestre, tentava treinar Po para o Kung Fu, mas na verdade ele queria que Po desistisse pois achava que ele não seria capaz de tamanha responsabilidade.
Como previsto pelo mestre Oogway, Tai Lung consegue escapar da prisão e estava vindo para o vale atrás do pergaminho. Tempos atrás Tai Lung era aprendiz do mestre Shifu que treinou com muito amor achando que ele poderia ser o escolhido, mas Oogway vendo maldade em seu coração não permitiu que Tai Lung vesse o pergaminho e esse começou a destruir o vale todo, até que Oogway conseguiu derrota-lo.
Dessa vez porém Oogway não poderia ajuda-lo no alto de um morro ele chama Shifu e explica mais uma vez para acreditar em Po, e depois disso ele acaba morrendo.
Shifu então começa a pensar como treinar Po para que ele virasse um mestre do Kung Fu, e observando o comportamento do Panda ele percebe que esse é louco por comida. E baseando seus treinamentos em recompensas por comida ele treina Po, que se mostra um exímio combatente.
Enquanto isso os cinco furiosos tentam impedir que Tai Lung avance até o vale mas eles sofrem um derrota fragorosa e acabam quase mortos por Tai Lung.
Po então recebe o pergaminho do dragão de Shifu, e para a surpresa de todos o pergaminho estava em branco, não tinha nada escrito.
Todos ficam sem entender nada e Shifu decide ficar para lutar com Tai Lung enquanto os outros tiravam as pessoas da cidade.
Po acompanhando eles vai até sua casa se reencontrar com seu pai que faz uma grande revelação, o macarrão dele não tinha nenhum ingrediente segredo como todos achavam, o ingrediente secreto era o amor que ele colocava no prato.
Depois dessa revelação do pai dele ele entendeu a mensagem que continha no pergaminho, não existe receita para ser forte, basta você acreditar em si mesmo.
Tai Lung estava quase matando mestre Shifu quando Po chega no alto da montanha e o desafia. Utilizando o pergaminho para se concentrar e ter algo para pegar Po derrota Tai Lung e a paz no vale retorna.
Excelente filme de animação, apesar de não ser muito engraçado, é um filme com uma história muito interessante que agrada as pessoas de todas as idades.
Avaliação: * * * * *
15 de novembro de 2008
Speed Racer
Um filme com a marca dos irmãos Wachowski, e com um estilo de filmagem que lembra em alguns momentos Sin City e A Scanner Darkly. O filme é muito mais um espetáculo de pulos do que um filme sobre corridas de carro em si.
O filme começa com Speed pequeno numa sala de aula fazendo uma prova, e ele só conseguia pensar em carros de corrida. A professora até foi obrigada a chamar a mãe dele para discutir isso. Em outro momento Speed sai e vai encontrar com o seu irmão Rex que era piloto e ele pede para ir até o circuito com Rex. Os dois vão, ai o tempo passa, e vai mostrando um pouco dos passados dos personagens até chegar aos dias atuais. Speed estava correndo naquela mesma pista que o irmão tinha levado, e conseguido o recorde oito anos atrás, Speed estava para quebrar esse recorde mas em respeito ao irmão falecido decide tirar o pé e deixar o recorde com o irmão ainda.
Durante a corrida o filme mostra um pouco do que aconteceu com Rex, que decidiu sair de casa e abandonar a equipe de Pops, que mandou ele nunca mais voltar para casa. Nesse momento ele se tornou um corredor tido como anti-ético pelas pessoas envolvidas com as corridas, pois jogava sujo com os outros. Até a corrida de rali de Casa Cristo onde ele faleceu.
Então o dono da Royalton tenta contratar Speed para sua equipe, e mostra a monstruosidade que é sua empresa, mas com a negação de Speed a proposta ele revela alguns podres das corridas e fala que vai acabar com a vida dele e dá familia.
Na corrida em Fiji, o dono da Royalton cumpre o prometido, tira Speed dá prova, e a equipe de Pops é indiciada por irregularidade ainda.
Porém Taejo, de uma equipe japonesa que eu não me recordo o nome, tem provas do envolvimento da Royalton com a máfia e algo parecido, e pede a ajuda do corredor X e de Speed para ganharem a corrida de Casa Cristo e assim fazer com que as ações da empresa da família aumentem que ele entregaria as provas.
Contrariando a idéia da família Speed decide correr a corrida, essa foi a corrida que o irmão havia falecido. Depois de muita emoção é um show de pulos, jogadas aéreas e outras coisas a mais a equipe formada pelo corredor x, taejo e speed acaba vitoriosa.
Porém Taejo e seu pai não cumprem a promessa e decidem ao invés disso vender a empresa para a Royalton, sem rumo Speed vai até aquele circuito que fora com o irmão correr para esfriar a cabeça. Porém lá estava o corredor X, e então Speed ele param o carro e Speed desconfia que ele é seu irmão pelo jeito de guiar, e pela conectividade existente entre eles, mas o corredor X acaba tirando a mascara e vemos que não era o Rex.
Speed decidido a sair de casa também, dessa vez recebe o apoio de Pops coisa que não havia acontecido com Rex, mas antes de ele sair a irmã de Taejo dá para ele um convite para participar do Gran Prix a principal corrida do automobilismo.
Speed então corre, e com as habituais emoções dos filmes hollywodianos ele acaba vencendo a corrida para o delírio de todos no autódromo, e no final da corrida o diretor do CIB revela para os espectadores que o corredor X é realmente Rex Racer irmão de Speed, que havia forjado um acidente e fez plástica para poder trabalhar contra as pessoas que faziam lobby dentro das corridas, e todas aquelas trapaças que ele teoricamente era feitas, na verdade eles estava tentando acabar com a sujeira dentro do esporte.
Avaliação: * * * *
14 de novembro de 2008
O Nevoeiro (The Mist)
Filmaram Half Life e esqueceram de colocar Gordon Freeman como o personagem principal, e até deixaram a ação de lado, mas The Mist consegue ser uma excelente adaptação do livro de Stephen King, que não tem nada a ver com Half Life, porém guardam muitas semelhanças.
O filme começa com uma tempestade forte e uma árvore destruindo uma janela da casa de David Drayton, e uma outra destruindo sua casa de barcos porém essa árvore pertencia a um vizinho no qual ele possuía problemas Brent Norton. Conversando com ele Drayton acaba conseguindo um acordo e eles decidem ir para o centro da cidade comprar algumas coisas.
Porém dentro do supermercado começa um nevoeiro pelo lado de fora e um homem veio correndo sangrando dizendo que não era para sair do lado de fora, as pessoas assustadas decidem ficar dentro do local.
Ai começa entrar em cena a Sra. Camody uma fanática religiosa, que falava que tudo aquilo era uma punição divina, se eu estivesse numa situação dessa a primeira vez que ela abrisse a boca pra falar merda eu já a mataria, mas o pessoal decidiu mante-la viva.
Drayton decide ir para os fundos ver se acha algum cobertor para o seu filho Billy, porém ele percebe que o gerador está pifado e decide desliga-lo e ouve uns barulhos vindo dos portões dos fundos do estoque.
Contando isso para alguns eles decidem voltar, e alguns deles mesmo com o aviso de Drayton decidem consertar o gerador, e um deles precisava sair para fora, mas quando esse começou a sair surgiu vários tentáculos que o agarrou e mesmo os outros tentando salva-lo foi impossível de impedir que o monstro o levasse.
Drayton então decide pedir a ajuda de Norton que era Advogado quanto ao caso para avisar as pessoas, mas esse não acreditou, e depois de um tempo decidiu sair com um grupo pelo nevoeiro. Porém com uma corda amarrada na cintura de um homem que iria pegar uma espingarda dentro de um carro eles perceberam que as pessoas não conseguiam andar nem 100 metros dentro do nevoeiro e já eram pegas.
Nesse momento as pessoas começaram a proteger a parte da frente da loja, e a sra Camody arrebatava mais idiotas para sua causa.
Porém durante a noite surgem uns insetos gigantes atraídos pela luz gerada por lampiões e outras coisas. E esses insetos conseguem quebrar o vidro e entrar e acaba matando algumas pessoas até que eles conseguem expulsar os bichos e fechar o buraco feito.
Nesse momento Drayton percebendo a gravidade da situação decide se reunir com os oito mais próximos num plano para chegar até seu carro e fugir, mas primeiro era necessário ir até a farmácia ao lado para conseguir remédios para os feridos.
Um grupo foi até a farmácia e começou a pegar os remédios quando então um deles ouviu ruídos e acabaram achando um homem preso numa teia de aranha gigante, e depois surgiram vários desses bichos feios ao redor, depois de alguns deles morrerem eles retornam, e Drayton pelas palavras de um militar desconfiam que eles tem alguma coisa com isso.
Nesse momento a Sra Cammody já tinha convencido a maioria das pessoas no recinto que era a mensageira divina e que isso era uma ira do todo poderoso.
Um deles decide interrogar um militar para saber toda a verdade sobre um projeto que eles tinham ao redor, e eles acabam descobrindo que os cientistas militares abriram uma janela entre o nosso mundo e outros e esses bichos acabaram invadindo a terra. (Qualquer semelhança com Half Life é mera coincidência) Então a Sra Cammody ordena que esse militar seja morto e dado como sacrifício ao Nevoeiro para acalmar o todo poderoso, os idiotas iludidos acabam obedecendo essa louca e jogam o militar para a fora do supermercado.
Vendo que a situação estava insustentável Drayton decide sair com mais alguns, e arma um plano para fugir antes que amanheça. Porém quando eles vão sair eles descobrem que a infeliz da Sra Cammody havia descoberto o plano e não queria deixar que eles saíssem e que mais ainda que eles, principalmente Billy fosse dado como sacrifício, nesse momento Ollie faz a melhor coisa do filme mata a infeliz da Sra Cammody para minha total alegria e satisfação ! Com isso o pessoal consegue sair. Porém apenas 5 chegam ao carro.
Drayton vai até sua casa para ver como as coisas estão, porém o que vê não é nada bom, ele encontra sua mulher morta pois aquela janela quebrada deixou um espaço para os insetos entrarem.
Decidiram então tentar sair do nevoeiro indo até onde a gasolina do carro desse, porém depois de passar por monstros gigantes a gasolina acaba antes que o nevoeiro terminasse, e então Drayton com a arma pergunta a todos, exceto seu filho que estava dormindo se eles preferiam isso a serem pegos por algum monstro. Todos concordam em morrer naquele momento, porém havia apenas 4 tiros, e Drayton acaba matando a todos e por um descuido acaba esquecendo dele. Saindo do carro para tentar atrair o monstro para que ele o matasse ele escuta um barulho e quando vê era os militares vindo depois de matar todos os bichos.
Um dos mais fantásticos suspenses que eu já vi, a dúvida, o fanatismo religioso que só serve para alienar e acabar com as pessoas, e o final onde o personagem principal faz coisas baseadas no desespero e logo depois descobre que se esperasse mais cinco minutos as coisas poderiam ser diferentes dá um ar todo especial ao filme.
Avaliação: * * * * *
13 de novembro de 2008
Ponto de Vista (Vantage Point)
Vantage Point é o melhor filme de ação que eu assisti nos últimos tempos, o roteiro do filme, as cenas de perseguições, as conspirações dão um ar todo especial ao um filme que tem uma temática já meio manjada, atentado ao presidente americano.
O filme começa com um emissora de televisão tentando capturar todos os ângulos de uma conferencia em Salamanca na Espanha onde o presidente americano iria fazer um acordo e fazer um discurso naquele momento. Só que quando ele sobe no palanque ele é baleado duas vezes.
Ai o filme começa mostrar essa mesma cena só que no ponto de vista de outras pessoas que estavam lá presentes, e cada uma contém peças novas para montar no quebra-cabeça desse atentado.
Terminando todos os pontos de vista você consegue conectar tudo. Primeiramente o homem que foi baleado não era o presidente mas sim um sósia dele, o presidente estava num quarto de hotel, porém os terroristas sabiam disso e armaram toda aquela encenação apenas para poderem seqüestrar o presidente.
Além disso Barnes (Dennis Quaid) praticamente um chefe de segurança do presidente descobre que um segurança que ele confiava havia traído eles, era o Taylor (Matthew Fox). Nesse momento acontece uma cena de perseguição de carro entre o Barnes e o Taylor que é de tirar o fôlego, você até levanta para poder ver melhor a cena pois tem uma dose perfeita de adrenalina.
Enquanto isso os seqüestrados vão levantando o presidente embora numa ambulância, até que a menininha Anna surge na frente deles eles perdem o controle e capotam, e a menininha é salva pelo Lewis (Forest Whitaker), o cara que filmou praticamente todas as cenas.
Um filme que apesar de ter toda a chance de ser enjoativo pois rodou a mesma cena durante quase 1 hora de filme conseguiu pelo contrário ser um filme muito mais vivo do que se fosse linear, a idéia do filme de colocar a mesma cena por vários pontos de vista trazia caminhos e idéias diferentes em cada personagem deixando o filme ainda mais fantástico.
Avaliação: * * * * * *
9 de novembro de 2008
Amistad
Cinqué (Djimou Hounson, fantástico no papel) escapada das correntes no qual estava preso, e começa um motim junto com os outros escravos dentro do Amistad e tomam o navio.
Eles resolvem deixar apenas dois espanhóis vivos, e exigem que eles retornem a África, mas os espanhóis espertamente enganam a todos e faz o navio seguir até a costa dos Estados Unidos onde é capturado.
Nesse momento começa uma batalha judicial para decidir o futuro dos escravos do navio Amistad, seria eles de propriedade da espanha, da marinha, dos Ruiz, ou deveriam eles ser libertos pois foram capturados da África onde era proibido.
Então começa uma batalha no tribunal para ver se eles deveriam ser libertos, ou serem devolvidos a Espanha. Na primeira instância com a atuação esplêndida do advogado Baldwin (Matthew McConaughey) e com a ajuda de Joadson (Morgan Freeman) e Tappan eles conseguem convencer que os tripulantes vieram da África e portanto deveriam ser livres.
Mas o juiz foi trocado antes do veredicto final, e um novo julgamento começou e dessa vez a atuação de Cinqué mais uma vez colaborou para a vitória deles.
Porém o presidente, com medo que começasse uma guerra entre o sul (escravista) e o norte (libertário) (a guerra de secessão), decide anular aquele julgamento e levar até o tribunal federal, antes todas as instâncias haviam sido em âmbito estadual, onde 7 dos 9 juízes possuíam escravos.
Agora eles precisam não só da ajuda de Cinqué, ou de Baldwin mas também do ex-presidente John Adams (Anthony Hopkins) que era um libertário, e através de um discurso comovente, e espetacular que só alguém do garbo do Hopkins conseguiria fazer de uma forma tão convicente.
No final mostra a marinha inglesa destruindo a fortaleza onde os portugueses e espanhóis mantinham os escravos vindo de Serra Leoa, a volta de Cinqué para casa onde ele não encontra sua família, e um pouco sobre a história da guerra de secessão.
Um filme fantástico com atuações a altura do filme, como a do Djimou que deu um show como Cinqué, ou mesmo do Matthew, e de Hopkins que não precisamos nem comentar sobre sua capacidade.
E o tema abordado no filme também foi muito bem colocado e explicado, o sentido da liberdade, e o medo dos americanos em se envolverem numa guerra interna que era totalmente inevitável.
Avaliação: * * * * * *
8 de novembro de 2008
Alpha Dog
Johnny Truelove era um traficantezinho de uma região mais abastada de Los Angeles. E vivia fazendo festa com seus amigos do mundo das drogas.
Jake Mazursky devia uma grana para o Truelove, e não conseguiu o dinheiro com seus pais. Com isso ele e Truelove tiveram uma briga um pouco mais forte.
O irmão de Jake, Zack, decide fugir de casa depois de uma briga dos pais, pois estava cansado do excesso de zelo que sua mãe tinha com ele.
Caminhando por Los Angeles Zack de repente é interceptado pelo furgão onde Truelove e seus amigos estavam andando, nesse momento Truelove decide seqüestrar o garoto para que Jake pague sua dívida.
Porém Truelove agora não sabia o que fazer com o garoto, pois ele era mais um bon vivant, um cara que vivia na curtição, do que um bandido no teor da palavra.
Frankie então fica encubido de ficar curtindo do garoto, que nesse momento estava mais parecendo um amigo deles do que um seqüestrado.
Junto com Frankie, Zack estava curtindo a vida, bebidas, drogas, sexo. Era o sonho de um garoto de 15 anos que estava cansado dos mimos familiares. E mesmo com todas as oportunidades que teve para fugir nunca quis isso.
Porém um dia Truelove, com medo de acabar na prisão perpétua, e de ser ameaçado por Jake, decide que o melhor a fazer é matar o garoto, e essa parte suja fica a cargo de Elvis.
Então Elvis, com a ajuda não consentida de Frankie e outros acaba levando Zack até um matagal onde acaba matando ele.
Depois o filme mostra a policia pegando cada um dos envolvidos no seqüestro e mostrando as penas a que cada um fora submetido.
Um filme interessantissimo que mostra como é a vida de curtição das pessoas endinheiradas norte-americanas, além disso o lance de mostrar cada testemunha através da ordem que elas aparecem no filme foi um sacada muito bem feita.
Avaliação: * * * * *
6 de novembro de 2008
Hannibal - A Origem do Mal (Hannibal - Rising)
O filme começa no final da segunda guerra mundial mas precisamente em meados de 1944 quando os russos começaram a invadir a europa e a tomar as posições antes dominados pelos nazistas.
Hannibal ainda criança vivia com a sua família num país do leste europeu, e eles tiverem que se mudar para uma casa de campo pois iriam ocorrer confrontos na cidade onde eles moravam.
Naquela cabana no campo, no meio do nada os pais deles morrerem durante um ataque alemão a um tanque de guerra russo que estava pegando água do tanque da casa. Nisso restaram apenas Hannibal e Mischa, sua irmã mais nova.
Alguns nazistas que estavam fugindo da cidade encontraram aquela cabana, e fizeram eles de reféns. Hannibal fazia de tudo para proteger sua irmã.
Nisso o filme pula oito anos para frente num orfanato onde vivia Lecter, que não obedecia ordens de nenhum monitor, e sempre os machucavam.
Durante a noite Lecter tinha sempre os mesmos pesadelos sobre o seu passado na guerra, aqueles homens matando e comendo sua irmã Mischa, e o desejo de vingança só crescia dentro dele.
Depois de fugir do orfanato, Lecter seguiu até a França procurar por um tio dos seus pais, mas só encontrou a filha dele, ou seja sua tia.
Ela ensinou a ele técnicas para se lutar com espadas, isso fez com que ele dominasse essa técnica em pouquíssimo tempo.
Certo dia eles estavam numa feira, e um açougueiro a desrespeitou, logo Hannibal atacou ele mas não o matou. Mas outro dia num lago onde estavam apenas os dois, Lecter dilacerou o pobre coitado.
Lecter então começou a estudar medicina. E ele conseguiu lembrar através dos "sonhos", lembranças do passado, que os nazistas haviam deixado plaquetas de identificação dentro daquela velha cabana. Lecter decide ir atrás disso.
Lecter então descobre as plaquetas de identificação na casa e de quebra encontra um deles, que acaba morrendo através de uma das mais fantásticas formas, sendo exprimido por uma corda numa árvore, cena que deixaria o Jigsaw envergonhado das suas engenhocas.
De posse das plaquetas Lecter, e sabendo que a maioria daqueles homens vivia na França, ele decide continuar com o seu plano de vingar Mischa.
Descobrindo o paradeiro de cada um deles, Hannibal vai matando um a um, mesmo com o inspetor de polícia desconfiando dele o tempo todo e pedindo para que ele não se vingue dessa forma daqueles homens.
Mesmo sem Hopkins, Lecter consegue ser fantástico, um dos melhores e mais enigmáticos personagens da história do cinema. Acredito que deveriam explorar mais em outros filmes essa juventude e o início da fase adulta de Hannibal.
Avaliação: * * * * *
4 de novembro de 2008
Sociedade Dos Poetas Mortos (Dead Poets Society)
Um dos mais belos filmes que já vi. Dirigido de forma minuciosa pelo louvável Peter Weir (Show de Truman), e com uma atuação marcante de Robin Williams, e um Ethank Hawke despertando para Hollywood.
O filme começa apresentando a escola preparatória Welton, onde os pais deixavam os garotos para estudarem pois essa era a melhor escola preparatória do Estados Unidos.
Só que esse ano havia um novo professor de Inglês, o Sr. Keating (Robbie Williams), e um aluno novo Todd Anderson (Ethan Hawke) que ficaria no quarto do veterano Neil Perry.
Perry tinha um grupo de estudo com alguns outros alunos, onde cada um ajudava o outro na matéria que fosse preciso.
Mas as aulas do Sr. Keating mudaria a rotina daquela escola onde os quatro pilares eram, a tradição, a disciplina, a excelência e ......, mostrando que as aulas não precisavam ser como todas as outras, e incentivava os alunos a pensarem por si próprios não se prendendo a regras ou preceitos.
Sr. Keating conquistou os alunos em pouco tempo, e estes foram procurar o seu anuário na escola, Keating havia sido um excelente aluno em Welton. Nesse anuário os alunos descobrem que o Sr. Keating participava da Sociedade dos Poetas Mortos e ficaram curiosos para saber o que era, e o Sr. Keating acabou revelando o que era.
Neil então decidiu que eles também deveriam ter a sua própria SDPM, e então convidou alguns dos seus amigos que apesar de excitarem no começo eles acabam a aceitando a idéia, inclusive Anderson que tinha um certo problema com esse tipo de coisa.
As reuniões começaram a ser no mesmo lugar onde era feito na época do Sr. Keating, numa caverna que ficava a uma certa distância do colégio.
A partir desse momento o filme começa a convergir em quatro histórias paralelas; a tentativa de Neil em ser ator, mesmo com a idéia contrária do seu pai; a paixão de Overstreet por uma garota, a rebeldia de Dalton quanto a escola; e a história entre Anderson e o Sr. Keating.
Comecemos da última história, o Sr. Keating conseguiu que Todd libertasse os seus medos e com isso Todd, ficou mais leve e ficou agradecido ao Sr. Keating.
Dalton que era editor do jornal interno da escola publicou uma nota pedindo para que se aceitassem garotas no colégio e fez menção a SDPM, as diretora do colégio ficou furiosa com a atitude e Dalton quase foi expulso, e apesar de ter sido espancado não dedurou nenhum membro da sociedade.
Overstreet acaba se apaixonando por uma garota que era namorada do filho dos Danburry's. Knox então decide conquistar ela, e faz diversos poemas para ela, chegando até a recitar um dentro da sala de aula dela. A cartada final dele foi convidar ela pra ir a peça que Neil iria atuar.
Agora vamos a mais emblemática e a principal história de todo o filme, a história de Neil. Neil através das aulas do Sr. Keating descobre que sua verdadeira vocação é atuar. Decide então fazer um teste para uma peça, sem os pais saberem. E ele acaba ganhando o papel. Neil então forja uma falsa autorização do pai para poder atuar. Mas o pai acaba descobrindo que ele faria o papel e manda o filho sair da peça na véspera da estréia. Mas esse desafia o pai e vai atuar.
Então o pai vai até o teatro, onde Neil fazia a peça e recebia milhares de elogios, e após o término chamou Neil para ir embora para casa. E esse lhe falou que era para Neil desistir da idéia de ser ator, e que iria tirar ele de Welton. Porém nessa mesma noite Neil acaba cometendo suicídio, pois não queria ser o que pai dele planejava que ele fosse.
Então o Sr. Keating foi acusado indiretamente de ter incitado o Neil a desobedecer as idéias dos pais, causando a sim o seu suicídio. Isso fez com que alguns alunos tentassem salvar suas peles, notadamente Cameron que dedurou todos os membros da Sociedade, recebendo assim um soco merecido de Dalton.
Um por um da sociedade foram obrigados a assinar um termo declarando a culpa do Sr. Keating no caso do Neil, causando assim a expulsão deste.
Na última cena, o Sr. Keating entra na aula que era dele e que estava sendo dada pelo diretor para pegar suas coisas, nesse momento Todd desafia o diretor, e sobe na mesa e começa a entoar o coro de O Captain, My Captain, fazendo com que todos os membros da sociedade fizessem o mesmo.
Avaliação: * * * * * *
31 de outubro de 2008
Quebrando a Banca "21"
Ben Campbell era um gênio que cursava o MIT e queria entrar fazer Medicina em Harvard, só que ele não tinha o dinheiro necessário para entrar, e precisava ter uma história de vida que surpreendesse um grupo que escolhe um aluno por ano e pagam os estudos em Harvard para ele.
Depois de uma aula de matemática não-linear ele tem a chance de mudar de vida, seu professor o apresenta ao mundo do Blackjack (21), e ao grupo ao qual ele lidera, que quebra a banca utilizando um método chamado contagem, que consiste em pegar mentes brilhantes que contam as cartas para saber qual a melhor jogada a se fazer.
Ben fica um pouco hesitante no começo, mas no fim acaba aceitando a proposta para tentar arruma o dinheiro para Harvard, ele precisava de 300 mil dólares.
Ben então começa a seguir com o grupo para Vegas todos os fins de semana, e através de uma estratégia de equipe vão ganhando milhares de dólares.
Numa certa noite Ben deixa a emoção falar mais alto e joga como um jogador comum e perde 200 mil dólares de Micky seu professor e mentor do grupo, e após uma discussão com ele decide ir jogar sozinho com os outros membros do grupo.
Mas durante esse jogo, Micky que deda ele, ele acaba sendo descoberto por Cole, um "fiscal" que tenta descobrir quem trapaceia no jogo.
Voltando pra Boston sua cidade natal, Ben descobre que tinha perdido tudo, o dinheiro que tinha juntado, o ano no MIT.
Mas tentando apagar as sombras do passado Ben decide reatar as relações com Micky e propõe para que ambos sejam os grandes apostadores, Micky foi a pessoa que deu a maior quebra de banca da historia dos cassinos, mas desde então nunca mais foi visto em qualquer cassino.
Colocando o plano pra funcionar, Micky e Ben vão faturando alto, até serem descobertos por Cole novamente. Nisso descobrimos que Ben na verdade estava ajudando Cole a pegar Micky, o seu grande algoz. Porém Cole quebra o acordo e fica com o dinheiro que Ben ganhou e achava que iria ficar com ele.
Nisso voltamos para a cena que Ben tinha que contar sua história de vida para poder obter a bolsa para Harvard.
Avaliação: ****
Elizabeth - A Era de Ouro (Elizabeth - The Golden Age)
Estupendo, Elizabeth é uma magnífico filme épico do começo ao fim.
Eu como sou fã de história, e acho magnífica a época da reforma protestante, a contra-reforma, a chegada a novo mundo, as guerras santas, vi esse filme com um especial agrado.
O filme além de mostrar uma rainha Elizabeth extremamente forte e dona de si mesma (Cate Blanchett excelente no papel), consegue mostrar a força que a igreja tinha dentro da Europa, onde a Inquisição corria solta, e a Inglaterra por possuir uma Rainha protestante não era vista com bons olhos por Felipe II da Espanha, a potência mundial daquela época.
Elizabeth tinha traidores no próprio reino, sua prima Mary Stuart asseava pelo trono, que caso Elizabeth morresse seria dela, confabulando com a Espanha Mary Stuart armou um plano para matar Elizabeth, mas esse acabou falhando e esta condenada a morte.
Além disso podemos citar ainda a figura do pirata visionário e conquistador Raleigh (Clive Owen convincente no papel); o braço direito da rainha Sir Walsinghan (Geoffrey Rush).
Sir Walsinghan que interceptava as cartas de Mary Stuart que foram usadas para incrimina-la percebeu após a morte desta que a Espanha também lia aquelas cartas, e que isso seria usado como um pretexto para um ataque espanhol, pois Mary Stuart era católica e vista como a verdadeira rainha pelo espanhóis.
A Espanha a maior potência da época decide atacar a Inglaterra com toda sua força, e essa deveria se defender com uma força muito menor do que a espanhola. Mas a Inglaterra mostrando a força da sua rainha, a habilidade de Raleigh, e um pouco de sorte conseguiu derrotar a armada espanhola, obtendo uma vitória inesquecível dentro da história da marinha inglesa e mundial.
Avaliação: *****
30 de outubro de 2008
Horton e o Mundo dos Quem! (Dr Seuss' Horton Hears a Who!)
Horton e Mundo dos Quem! É uma interessante animação dos criadores de A Era do Gelo.
O filme começa com um grãozinho voando pelo céu e caindo numa flor, nisso Horton que estava brincando com seus amigos decide pegar essa mesma flor com o grãozinho. Quando a pega ele ouve algo vindo de dentro daquele grão. E decide proteger aquela flor e grão.
Horton então passa a conhecer o prefeito e a cidade de Quemlândia que existe dentro daquele grau, e descobre que o melhor lugar para eles viverem e numa montanha calma do outro lado da selva.
Mas falar com um grão não trouxe boas coisas para Horton, pois esse passou a ser perseguido pela líder daquela floresta, a Canguru, que o taxava de louco por estar falando com um grão, e que pessoas daquele tamanho não poderiam existir.
Após passar por inúmeras aventuras, Horton e o Prefeito de Quemlândia finalmente conseguem provar a existência daquela cidade. E o povo de quemlândia agora poderia descansar em paz novamente.
Avaliação: ****
26 de setembro de 2008
Desejo e Reparação (Atonement)
Fantástico ! Esse filme consegue te surpreender do inicio ao fim. Principalmente no fim.
O filme começa com Briony, na época com treze anos, correndo pela casa para mostrar para sua mãe que havia terminado sua primeira peça. E ela iria mostrar ao seu irmão Leon que estava chegando.
Passada algumas partes Briony vai até seu quarto e vê uma cena entre Cecília (Keira Knightley), sua irmã, e Robbie (James McAvoy), um empregado da casa. Porém Briony não consegue entender muito bem o que vê, e imagina outra coisa.
Leon chega em casa e traz um amigo consigo, Paul Marshall, dono de uma fábrica de chocolates. Logo podemos observar o desejo de Paul pela prima de Briony, Lola, que estava hospedada naquela casa.
Robbie então decide escrever uma carta para se desculpar com Cecília, mas acaba escrevendo duas versões, uma inocente, e outra um tanto quanto anatômica. E ele sem querer acaba colocando num envelope a carta errada.
E ele só foi perceber esse erro quando já havia entregado a carta para Briony entregar a sua irmã. Briony então leu o conteúdo da carta e fico atônita, acreditava agora que Robbie era um maníaco sexual.
Então para sua surpresa, ela encontra Robbie e Cecília na biblioteca numa cena um pouco mais caliente. Eles se amavam.
Durante o jantar as pessoas descobrem que os gêmeos irmãos de Lola fugiram, e todos decidem procurar por eles.
Perto do lago Briony vê Lola sendo estuprada, e como imaginava que Robbie fosse um tarado sexual acaba testemunhando contra ele, afirmando que fora ele com certeza
que havia estuprado Lola, e que tinha visto com seus próprios olhos, quando na realidade não passava de uma mentira. Robbie então é preso.
O filme retorna quatro anos depois quando Robbie se prepara para ir para a segunda guerra mundial, então ele consegue encontrar Cecília de novo, e os votos de paixão e amor mais uma vez foram feitos.
Novamente o filme dá um salto, dessa vez com Robbie e dois companheiros andando sozinhos na França destruído pelos nazistas, tentando chegar a praia e voltar para a Inglaterra.
Eles então conseguem chegar a praia, e viram um estado de caos que assolava aquele lugar.
O filme a partir daí começa a dar os traços de genialidade.
Descobrimos que Briony virou enfermeira, assim como Cecília, e estava decidida a reparar o erro que cometera anos atrás, ela sabe que o verdadeiro culpado era Marshall, que havia se casado com Lola.
Então o filme mostra Briony procurando sua irmã Cecília na casa dela, e acaba encontrando Robbie lá. E então Robbie pede para que ela mude o testamento dela e fale a verdade para os pais dela.
Nesse momento o filme avança vários anos, e mostra Briony nos dias de hoje durante uma entrevista. E ela falava do seu Vigésimo Primeiro Romance, último pois estava a beira da morte, e o primeiro pois foi o primeiro romance que ela havia iniciado.
E durante essa entrevista ela faz revelações incríveis sobre o verdadeiro final daquela história entre sua irmã e Robbie, e o motivo no qual ela decidiu mudar o final daquela história.
Avaliação: * * * * * *
Jogos Do Poder (Charlie Wilson's War)
Interessante filme que mostra os meandros da política americana, ou melhor dizendo do que foi ela durante o final da guerra fria.
Charlie Wilson (Tom Hanks) é um congressista texano com influência média dentro do governo, ele participa de uma comissão que cuida do orçamento para missões secretas, não é esse o nome mas é isso que fazem. Ou seja dão dinheiro para um certo país mas fingem que nunca deram, pois era a guerra fria, uma guerra que todos saibam que existia, mas não era declarada entre EUA e URSS.
Quando a URSS começa a invadir o Afeganistão ele consegue dobrar o orçamento destinado de 5 milhões para 10 milhões para ajudar os Afegãos. Mas esse dinheiro era pouco.
Então Joanne (Julia Roberts) uma das mulheres mais ricas do Texas entra em cena, primeiro ela marca uma reunião para o Charlie com o presidente do Paquistão, para ele ver a real situação do lugar.
Voltando para os EUA ele encontra o Gus (Philip Seymour Hoffman) que fala que as armas, e o dinheiro que ele está enviando não é o suficiente. E através de um especialista de armas da CIA ele mostra para o Charlie quais seriam as armas ideais para afastar os comunistas do Afeganistão.
Então Charlie, Gus e Joanne, começam a costurar acordos para aumentar o orçamento, e conseguir armas, pois não poderiam ser armas americanas, mas soviéticas. Eis que surge um acordo escondido, entre Israel, Egito, Arábia Saudita, Afeganistão e Paquistão, inimigos declarados, mas que observavam na URSS uma ameaça maior nesse momento.
Enquanto isso Charlie costurava acordos no congresso para levantar mais fundos para o Afeganistão e conseguia isso de forma majestosa. Até que os afegãos depois de intensas batalhas conseguiram expulsar os comunistas do seu país.
Um filme imperdível para quem gosta de política assim como eu, principalmente por se tratar de um filme baseado em fatos reais, e com excelentes atores no elenco.
Avaliação: * * * * *
25 de setembro de 2008
D-War
D-War já começa concorrendo ao um prêmio, o do pior filme postado aqui nesse blog junto com The Fountain.
D-War é cheio de chavão, a história é mal contada e não convence, as cenas de ação são toscas, os atores piores ainda, e os efeitos especiais faz Lucas e Spielberg morrerem de rir ou chorar tamanho tosquice que é.
O filme começa com Ethan tirando fotos de uma cratera. Observando a foto Ethan percebe que algo está relacionado com ele, e o seu passado. (Nesse momento, nem passados dois minutos de filme eu já pensei, porquê aluguei isso.)
Passando pela sua memória Ethan volta uns 15 anos atrás num antiquário, e vê se abrir um baú com luzes dentro, ai então o dono do antiquário começa a contar a lenda de Imoogi e Evil Imoogi, duas serpentes, uma do bem, outra do mal, que tem a oportunidade de se tornar dragão a cada 500 anos, e só conseguiriam se pegar o espírito de uma garota que tivesse uma marca de dragão no ombro.
O velhote começa a contar sobre a lenda 500 anos atrás com um mestre em artes marciais ensinando um garoto a lutar e proteger a garota, mas esse garoto sem saber que aquela garota era a escolhida já estava apaixonada por ela. Buraki o mentor da serpente do mal decide invadir o vilarejo para encontrar a menina. Numa cena muito parecida com o ataque das forças de Sauron contra Gondor (A cidade de Aragorn), se não me falha memória, em LDR. Só que imagine a aquela força bruta de Sauron contra uma defesa que não era nem 10% que Gondor tinha. Sim a coisa foi non sense.
Buraki encontrou a moça e pretendia levar ela para o sacrifício para fazer da Evil Imoogi um dragão, mas eis que surge os dois guerreiros e a libertam, mas o guerreiro jovem que deveria leva-la até a Imoogi do bem decide fugir com ela. E os dois acabam morrendo.
Depois de toda essa história o velhote da loja revela que ele era Boochum o guerreiro mais velho, OOO como se não soubessemos, e que Ethan era o guerreiro mais novo, OOO novamente, e que ele precisa encontrar a garota, que se chamava Sarah.
Ai Ethan entra naquela fase, o vida, o céus, o que eu faço, eu sei que tudo tem a ver comigo, mas não sei como agir. Ele consegue ser tão irritante, e sem feição que se ele morresse e o mundo acabasse parecia que não ia mudar muita coisa.
Pulando algumas partes, Ethan encontra Sarah, e se apaixona por ela, como se não soubéssemos novamente. Ai a Serpente do mal começa a perseguir os dois e destruir a cidade de Los Angeles, as cenas de ação que poderiam melhorar o filme, conseguem estragar ele mais ainda.
De repente Ethan e Sarah começam a subir no maior prédio, e eles repetem outra cena marcante, dessa vez do final de King Kong, com os dois em cima do prédio, a serpente enrolada sobre o prédio e tentando capturá-los e os militares atirando na serpente. E a serpente começa a ceder, e os dois conseguem fugir, eis que surge os amiguinhos de 500 anos atrás dela, e começa uma guerra ridícula entre militares fracotes e dinossauros super poderosos. Fazendo lembrar Guerra dos Mundos.
Depois de muita luta Buraki finalmente consegue capturar Sarah, e leva-a até o sacrifício para a Evil Imoogi. Toda a força do mal está reunida naquela montanha, e Ethan está preso observando tudo. Ai vem a parte mais tosca de todo o filme, o pingente que o velho havia dado pra ele no começo do filme solta um poder e destrói todos os monstros ali presentes, repetindo eles mataram todos os monstros numa cena de 10 segundos.
Sobraram só a Cobra do Mal, Buraki, e Ethan e Sarah, Ethan começa a lutar com Buraki, e leva um pau, se ele lutasse de igual para igual eu teria quebrado o DVD nessa hora.
Mas eis que surge imponente a serpente do bem, e ela começa a lutar com a serpente do mal, numa cena que deveria ser a melhor do filme, consegue ser uma das piores, a cena é muito mal trabalhada, você não consegue perceber o que elas fazem, o melhor ainda quem é quem.
Sarah decide então dar o espírito de dragão para a Imoogi do bem que vira um dragão, que mata a Evil Imoogi, Sarah morre, o cara de palhaço do Ethan fica sem reação, e nosso martírio chega ao fim.
Avaliação: * *
20 de setembro de 2008
Juno (Juno)
Juno é um filme interessante e bonitinho assim como Pequena Miss Sunshine, mas ele não tem todo o encanto de Pequena, e nem a força que precisa para que pudesse ganhar um Oscar de melhor filme.
O filme começa com Juno (Ellen Page)fazendo um teste de gravidez, e para seu espanto ela estava grávida. E o pai era o desajeitado Bleeker.
Juno então decide tomar uma decisão um pouco diferente, achar um casal para que ela possa doar o seu filho para eles.
Apoiada pelos pais, Juno encontra o casal idéia para serem os pais adotivos do seu filho, era Vanessa e Mark.
Juno pouco a pouco vai curtindo sua gravidez, e fazendo uma amizade com Mark, cujo gostos eram parecidos, pois esse era músico.
Porém chegando no final da gravidez, Juno descobre que Mark desejava se separar de Vanessa, e tentar ser um Rock Star. Ele acreditava não estar pronto para ser pai.
Juno então começa a pensar sobre o que fazer sobre sua a vida e o bebê, e decide tomar uma decisão.
É um filme com um roteiro original muito bem feito e terminado, a história tinha tudo para ficar arrastada, mas tanto o roteirista e quanto o diretor não deixaram que isso acontecesse.
Toda a história é bem focada e inteligente, mas como eu disse no começo, faltou uma força para que esse filme pudesse ser realmente excelente.
Avaliação: * * * *
19 de setembro de 2008
Efeito Dominó (The Bank Job)
Excelente filme de ação, como há tempos não via. Jason Statham é na minha opinião o melhor ator para esse tipo de filme atualmente
The Bank Job é um filme que lembra um pouco a série Ocean's, como o planejamento do roubo, a execução desse, a formação de uma equipe com especialistas em cada área. Mas a coincidência fica ai, de resto The Bank Job é um filme inovador.
Baseados em fato reais, o roubo do banco realmente existiu, naquela mesmo banco, naquela mesma rua. Mas vamos ao filme.
O filme mostra logo no inicio todas as tramas que envolveram ele desde o começo, as fotos tiradas por Michael X da princesa britânica, os policias corruptos que o cafetão paga, as fotos dos agentes do governo numa "casa de brincadeiras", e além claro do núcleo de Terry (Jason Statham)
Terry era dono de uma loja de carros, mas ele estava devendo na praça, e o credor estava um pouco zangado e exigindo o dinheiro. Eis que surge Martine com uma idéia.
Ela sabe que um banco não estará com um alarme durante uma semana, e decidiu então convidar Terry e seus amigos para assaltarem aquele banco. Terry e seus amigos decidem aceitar a proposta.
Eles começam em tão todo o planejamento e processo para chegar até o cofre do referido banco. Chegando no cofre Terry descobre toda a verdade por trás do plano de Martine, ela estava atrás das fotos que Michael X tirou da princesa, pois ela estava trabalhando para o MI-5.
Porém depois que eles saem do cofre eles descobrem que esse cofre não guardava apenas as fotos que Martine procurava, mas também um livro caixa do cafetão, e as fotos da "casa de brincadeiras".
Ai começa um verdadeiro jogo de perseguição e inteligência, pois Terry se encontra numa encruzilhada, tanto o MI-5 quanto os bandidos querem as fotos. E se ousar pender para qualquer lado Terry perderá tudo.
Como havia falado no começo The Bank Job é um excelente filme de ação que não decepciona os amantes desse gênero.
Avaliação: * * * * *
18 de setembro de 2008
Awake - A vida por um fio (Awake)
Awake é um filme que me surpreendeu muito positivamente. Superou toda e quaisquer expectativa.
O filme começa mostrando o possível final, e a morte de Clayton Bereford.
Clayton Bereford (Hayden Christensen, excelente no papel) é dono de um império dentro da cidade de Nova Iorque.
Clay morava com a mãe, pois o pai morrera quando ele era jovem ainda. E era noivo de Sam (Jessica Alba), uma jovem que era assessora de sua mãe.
Mas nem tudo na vida de Clay era felicidade, ele tinha um grave problema no coração, e necessitava de um transplante o quanto antes, e o tipo de sangue dele O- dificultava o encontro de um doador.
Clay durante uma noite decide se casar com Sam, e nessa mesma noite pouco tempo depois descobre que acharam um doador compatível.
Clay vai até o hospital, e contrariando a idéia da sua mãe, decide ser operado por Jack, seu amigo que o salvou quando ele descobriu o problema.
Começando o procedimento cirúrgico Clay toma anestesia geral, mas não dorme, ele fica acordado sentindo todas as dores, e ouvindo tudo, mas não consegue comunicar ninguém desse fato pois seus músculos não respondem aos seus estímulos.
Mas Clay pouco a pouco descobre que aquela dor que ele sente durante a cirurgia não é nada diante das coisas que ele descobrirá durante a mesma, aquela não seria uma simples cirurgia. Um jogo de intrigas estava por trás dela. E Clay luta contra o tempo para permanecer vivo.
Excelente filme, a atuação de Hayden está fabulosa, principalmente durante a operação, onde só com palavras ele consegue transmitir toda a emoção necessária. O jogo de intrigas também é algo louvável no filme, mesmo o diretor dando várias dicas durante o filme, você só observa elas mais atentamente quando descobre a verdade de toda aquela encenação.
Awake é um daqueles filmes que você provavelmente não veria, mas que deveria ver, pois é de uma qualidade ímpar.
Avaliação: * * * * * *
13 de setembro de 2008
Os Reis da Rua (Street Kings)
Street Kings é um filme que aborda a corrupção policial e o abuso de força por eles.
Tom Ludlow(Keanu Reeves) é o melhor policial da divisão de Narcóticos de LA. Ele é praticamente um rambo dentro da policial.
Mas depois do assassinato de Washington, seu ex parceiro, que provavelmente estava o acusando de abuso de força, tudo mudou.
O pessoal da divisão dele, principalmente Wander (Forest Whitaker), faziam de tudo para que ele não investigasse o caso de Washington.
Mas Tom seguia em frente para saber a verdade daquele caso, e junto com Diskant (Chris Evans) acaba descobrindo que nem tudo é o que realmente apararentava ser.
Avaliação: *****
12 de setembro de 2008
Os Seis Signos da Luz (The Seeker - The Dark Is Rising)
Esse é um filme que tem nomes totalmente diferentes em inglês e português, mas qualquer um deles estariam certos para esse filme.
Will Stanton, é o típico irmão caçula zuado por seus outros irmãos. Ele se sente incompreendido como todos os garotos da sua idade, 14 anos.
Will percebe então que coisas estranhas estão acontecendo com ele, e acaba por descobrir que é um caçador (ai vem o nome Seeker), que deve juntar os signos da luz para vencer a escuridão (ai o nome The Dark Is Rising)
Começa ai uma busca para achar os seis signos. Will terá que lutar contra a escuridão, e contra a falta de autoconfiança dele.
Os seis signos é um filme que lembra Harry Potter, na verdade esse também é uma série de 5 volumes denominada The Dark Is Rising, que foi feito antes de HP, mas não fora publicado aqui no Brasil.
A temática do filme está ficando um pouco desgastada, em vista que vários filmes abordam isso, mas o filme não deixa muito a desejar e acaba agradando como um todo. Só deveriam melhorara as cenas de ação, que tiveram pouca ou nenhuma emoção.
Avaliação: ****
11 de setembro de 2008
O Orfanato (El Orfanato)
A primeira cena desse fabuloso filme do não menos fabuloso Del Toro, definirá o final dele. Por isso preste atenção em cada detalhe dessa cena.
Laura depois de alguns anos, já casada e com um filho adotado Simon, volta a morar na casa onde ficava o orfanato que passara parte de sua infância.
Simon tinha amigos imaginários dentro daquela casa, e participava de jogos com eles.
Numa tarde Benigna, ex-funcionária do orfanato aparece na casa, mas se apresenta como assistente social, e o Simon acaba por ouvir a conversa e descobrir que é doente, ele tem AIDS, e é adotado. Ele se revolta.
A família pretendia receber 6 crianças portadoras de necessidades especiais, mas no dia da festa que receberiam elas, Simon acaba desaparecendo. Preste muita atenção em que Laura cai na banheira e depois vai procurar Simon pela casa.
Começa aí uma corrida frenética atrás de Simon, e aos poucos Laura descobre que aquele lugar é muito mais do que aparentava ser. Desvendando os mistérios pouco a pouco Laura encontra o que ela tanto deseja, e vê o erro que cometera antes.
Del Toro dá uma ambientação fantástica para o filme, todas as jogadas de cenas, falas, expressões, estão muito bem feitas. Até o final que poderia comprometer o filme consegue ser o mais espetacular, e incrível possível, ele faz você pensar: você falou o final desde o começo do filme, como não tive capacidade de perceber?
Um filme que vale muito a pena ver, principalmente para quem gostou do Labirinto do Fauno, pois O Orfanato tem um pouco das características de Labirinto.
Avaliação: ******
6 de setembro de 2008
Os Indomáveis (3:10 To Yuma)
O fazendeiro Dan Evans (Christian Bale) tem seu caminho cruzado com o do ladrão Ben Wade (Russell Crowe). Evans tinha esposa e dois filhos e vivia com problemas financeiros, e a ferrovia queria tomar posse de suas terras. Ben Wade era um ladrão procurado em toda a região, ele já roubara a comitiva da ferrovia dezenas de vezes, e matara outras dezenas de pessoas.
Durante sua estadia em Brisbee, Ben Wade acaba sendo capturado. E se forma uma comitiva para levá-lo para pegar o trem em outra cidade, o trem das 3:10 para Yuma. Evans aceita entrar nessa comitiva para ganhar um pouco de dinheiro.
Durante a viajem, Ben Wade se mostra uma pessoa com uma conversa muito agradável, mas matava todos aqueles que o irritavam.
Os comparsas de Wade vão atrás da comitiva para tentar resgatar seu chefe, e começa uma perseguição. Mas Evans não desisti e vai tentar a todo custo deixar Wade no trem.
O filme se passa pouco depois da guerra de secessão. Evans arrastava a perna, havia levado um tiro no pé.
O filme começa um pouco morto, sonolento. Mas depois que começa a viajem para Yuma, ele entra realmente nos trilhos, e passa a ser um excelente filme.
E um filme com dois dos maiores atores da atualidade em Hollywood, Bale e Crowe, ser ruim, só se o diretor, o produtor, o roteirista, o editor sejam extremamente ruins.
Avaliação: ******
5 de setembro de 2008
10.000 A.C. (10.000 B.C.)
10000 B.C começa muito devagar, e no pretérito do já distante passado, onde a velha sábia faz uma profecia dizendo que aquele que matar o Mannah (Mamute) sozinho ganhará a mal da menina de olhos azuis (Evolet) e conduzirá ao seu povo ao um belo futuro.
Mas antes disso era preciso ganhar dos demônios de quatro patas (Cavaleiros, de alguma civilização daquela época, não me pergunte qual).
D'Leh que desde pequeno era apaixonado por Evolet consegue "matar" o Mannah e só tornar o líder dos caçadores. Porém logo depois os cavaleiros invadem aquela tribo e rapturam alguns caçadores assim como Evolet.
D'Leh se junta a Ka'ren, Baku, e Tic Tic para ir atrás daqueles cavaleiros, durante a jornada ele encontra outra tribo que se junta a eles, e junto com essa tribo várias outras aderem a comitiva, pois pessoas daquelas tribos também haviam sido raptadas por cavaleiros daquela civilação.
Passadas algumas dificuldades eles conseguem chegar a tal montanha dos deuses, onde a profecia final se concretiza.
A história do filme é boa, as cenas de ação são bem feitas. O que peca é o povo principal falar inglês, eles deveriam colocar algum dialeto diferente, mas a linguagem durante o filme vai se tornando irrelevante, apenas no começo que você fala: caramba, eles falavam um inglês tão bom aquela época? Além disso aquele velho clichê de salvar a mocinha já está há muito tempo esgotado. O que salva é que apesar da história da mocinha ser uma das principais, consegue ser um pouco ofuscada pelas profecias.
Avaliação: ****
Assinar:
Postagens (Atom)