18 de dezembro de 2008

Wall-E


O começo do filme assemelha-se muito a atmosfera angustiante de I am legend, ambos trazem uma terra devastada com apenas dois sobreviventes, no caso de Wall-E os sobreviventes são o próprio Wall-E, um robozinho lixeiro com jeito de criança; medrosa, curiosa, amável, e uma barata que era o bichinho de estimação dele no qual a tratava como se fosse seu cachorrinho.

Por volta de 2100 a terra acumulara muito lixo e seria necessário fazer uma operação limpeza e parte dos terráqueos foi mandada para o espaço para um tour até que a terra torna-se habitável novamente. Mas pelo jeito que as coisas estavam a idéia não deu muito certo.

Wall-E fazia o seu trabalho todos os dias, e além disso guardava objetos que julgavam serem importantes, e por acaso numa dessas limpezas diárias ele encontra uma mudinha de planta.

Eis que surge uma nave gigantesca trazendo alguns robôs, wall-e fica assustado como uma criança e ao mesmo tempo encantado com tudo isso, seguindo os robôs tentando passar desapercebido, porém não deu muito certo e um robô acabou vendo-o. Então ai aproximou-se do robô e tentou fazer amizade com ele, uma belíssima cena, e descobriu que o nome dele era Eve, e chamou-a para conhecer sua casa.

Mostrando para ela todas as bugigangas que coletara todo aquele tempo wall-e tenta deixar Eve totalmente a vontade, porém quando mostra para ela a planta, Eve pega-a e a guarda dentro dele e entra em estado de hibernação para desespero dele.

Wall-e então tenta acorda-la de todas as maneiras, mas todas elas são em vão. Então ele a protege de todos os infortúnios que surgiriam.

Então a nave que a trouxera retorna, e manda ela para dentro. Wall-e num momento de coragem e desespero pula até a nave e fica agarrado do lado de fora dela para tentar reaver a sua amada Eve.

Wall-e então chega a nova morada dos humanos, uma nave gigantesca batizada de Axiom, onde eles viviam somente sentados em cadeiras flutuantes com os robôs fazendo todo os trabalhos para eles, ou seja viveram um bando de sedentários inúteis. Já estávamos no ano de 2800 aproximadamente.

Eve e ele após fazerem um pequeno tour pela nave são apresentados ao comandante da nave, um balofo ignorante que traduzia o que os humanos virara. Quando o comandante abre Eve para observar a planta, mas descobre que não havia nada, mandando ela para revisão e wall-e para uma limpeza.

Chegando nessa sala descobre-se uma série de robos presos, e wall-e é posto junto deles, e quando tentam implantar algo em Eve Wall-E desespera-se sai da prisão e tenta salva-la e acerta um raio de laser num local inapropriado ligando o alarme e soltando todos os robôs presos, então eles começam a ser fugitivos dentro da nave.

Eve tenta proteger de todos os modos Wall-e e decide que o melhor a fazer é manda-lo de volta a terra. Na tentativa de coloca-lo numa nave auxiliar e manda-lo de volta, eles acabam descobrindo que um robô tentava despachar a plantinha de volta a terra, o que mostrava um complô de certos robôs, wall-e vendo a plantinha adentra a nave para devolve-la a nave, mas era tarde o outro robô já desprendera a nave e mandado ela para auto destruição.

Com um extintor de incêndio Wall-E safa-se da autodestruição da célula e traz com ele a plantinha de volta para Eve.

Retornando de volta a Axiom, Eve decide mais uma vez levar a plantinha para o comandante só que dessa vez sem passar por nenhum robô antes, e pede pra que Wall-e esconda-se em um canto.

Quando chega até o capitão e mostra para ele a planta, Zoinho o robô que cuidava do capitão exige que ele entregue a planta. Mostrando então um vídeo de 600 anos atrás que o dono da empresa dona do Axiom manda que os robôs controlassem a nave e que não a deixassem vir de volta a terra pois o plano de limpeza havia fracassado. Mas essa plantinha era a prova que a terra estava habitável novamente e o comandante luta contra o robô para ficar com a plantinha.

Porém Eve e o capitão mostram-se incapazes de lutarem contra os outros dois robos que acabam vencendo e jogando a plantinha através de um buraco, que para a surpresa de todos, aaa nem tanta surpresa, Wall-E surge, mas um robô o desconfigura e ele quase vem a morrer.

Wall-e, Eve e a plantinha são levados para o depósito de lixo, onde seria tacados no espaço. Porém Eve consegue fugir e salvar Wall-E também.

Então ambos tentam levar a plantinha até o local correto do protocolo, enquanto o comandante tenta lutar com o robô para ter o controle da nave novamente. Até que ele consegue desligar o piloto automático e consegue despachar a nave de volta a terra, mas Wall-e tinha problemas, ele acabou ferindo-se tentando segurar o "templo" da plantinha que os robôs que estavam de complô tentavam fechar.

Chegando de volta a terra o capitão planta a muda e explica ao resto da tripulação como proceder de volta ao seu habitat original, e Eve vai até a casa de Wall-E para salva-lo e religa-lo, e consegue, só que havia um problema, Wall-E não estava igual, ele não se lembrava dela, e estava fazendo apenas o que ele havia sido programado a fazer: limpeza, não demonstrando nenhum traço de sentimento que o velho Wall-E continha.

Porém Eve não desiste e segurando nas mãos dele e olhando-o através dos olhos consegue fazer com que ele se lembre dela dando-lhe um beijo caloroso.

Arrependo-me profundamente de não ter visto Wall-e anteriormente, principalmente no cinema. Se ele estiver entre os 5 indicados de melhor filme, como muitos especulam, não seria absurdo algum, pois é um filme excelente. Wall-e é um personagem carismático e com uma presença que poucos personagens conseguem ter. Além disso toda a história e dramatização do filme o torna um filme mais adulto do que muitos filmes de ação cheio de efeitos especiais por ai.

Avaliação: * * * * * *

Nenhum comentário: