26 de setembro de 2008

Jogos Do Poder (Charlie Wilson's War)


Interessante filme que mostra os meandros da política americana, ou melhor dizendo do que foi ela durante o final da guerra fria.

Charlie Wilson (Tom Hanks) é um congressista texano com influência média dentro do governo, ele participa de uma comissão que cuida do orçamento para missões secretas, não é esse o nome mas é isso que fazem. Ou seja dão dinheiro para um certo país mas fingem que nunca deram, pois era a guerra fria, uma guerra que todos saibam que existia, mas não era declarada entre EUA e URSS.

Quando a URSS começa a invadir o Afeganistão ele consegue dobrar o orçamento destinado de 5 milhões para 10 milhões para ajudar os Afegãos. Mas esse dinheiro era pouco.

Então Joanne (Julia Roberts) uma das mulheres mais ricas do Texas entra em cena, primeiro ela marca uma reunião para o Charlie com o presidente do Paquistão, para ele ver a real situação do lugar.

Voltando para os EUA ele encontra o Gus (Philip Seymour Hoffman) que fala que as armas, e o dinheiro que ele está enviando não é o suficiente. E através de um especialista de armas da CIA ele mostra para o Charlie quais seriam as armas ideais para afastar os comunistas do Afeganistão.

Então Charlie, Gus e Joanne, começam a costurar acordos para aumentar o orçamento, e conseguir armas, pois não poderiam ser armas americanas, mas soviéticas. Eis que surge um acordo escondido, entre Israel, Egito, Arábia Saudita, Afeganistão e Paquistão, inimigos declarados, mas que observavam na URSS uma ameaça maior nesse momento.

Enquanto isso Charlie costurava acordos no congresso para levantar mais fundos para o Afeganistão e conseguia isso de forma majestosa. Até que os afegãos depois de intensas batalhas conseguiram expulsar os comunistas do seu país.

Um filme imperdível para quem gosta de política assim como eu, principalmente por se tratar de um filme baseado em fatos reais, e com excelentes atores no elenco.

Avaliação: * * * * *

Nenhum comentário: