19 de dezembro de 2008

A Múmia - Tumba do Imperador Dragão (The Mummy - Tomb of The Dragon Emperor)


Quando tinha meus 12, 13 anos e vi os dois primeiros filmes da série A Múmia no cinema considerava eles um dos melhores filmes que já vira, pudera com essa idade você não pense na qualidade do filme mas sim na ação e emoção que o filme proporciona, esse novo filme deles tenta resgatar novamente essa emoção mas falha em alguns aspectos, mesmo assim é um filme divertido para se ver.

O filme começa com uma introdução gigante que explica as origens do Imperador Dragão, um Imperador que controlava dominava 5 elementos, era praticamente um Merlin que sabia artes marciais, porém a sua ganância na busca da vida eterna levou ele a morte. Nesse momento eu achei que colocar isso na introdução do filme fora algo erroneo, mas no decorrer do filme você percebe que só existiam dois momentos para colocar a história de 2000 anos atrás do Imperador, na introdução e quando Alex descobre o segredo de Lin e sua mãe no Xangri-La. Porém se escolhesse nesse segundo momento o diretor poderia se perder um pouco, portanto decidiu ser conservador para não errar a mão.

O filme em si começa mostrando a pacata vida que os O'Conells levavam na Inglaterra pós segunda guerra mundial, após muitas aventuras eles decidiram descansar um pouco. Na verdade eles estavam ávidos por aventura, mas fingiam estar bem com a aposentadoria. Porém quando foram apresentados a uma pedra mística que deveria ser levada Xangai em segurança eles não relutaram em aceitar o serviço.

Chegando a Xangai, Rick e Evelyn descobre que seu filho Alex deixara a faculdade e partira para China onde descobriu os soldados de Terracota e a Tumba do Imperador Dragão.

Porém quando vão entregar a pedra para o diretor do museu de Xangai eles percebem que foram traídos e que parte do exército chinês desejava reviver o antigo imperador e por isso precisavam da pedra. Conseguiram esse objetivo, porém o imperador estava com poderes limitados e amaldiçoado pelo feitiço de Zi Juan, mãe de Lin. Então ele decide ir atrás do portal que indicava o caminho ao Xangri-la onde finalmente conquistaria a vida eterna.

Os O'Conells após se livrarem da armadilha vão seguir a Múmia juntamente com Lin que possuía a única coisa que mataria a múmia novamente, o punhal que sua mãe enfeitiçara milênios atrás.

Subindo até o Himalaia eles não conseguem impedir que o Imperador descubra o caminho para o Xangri-la, mesmo com a ajuda bem vinda dos pés grandes e do sempre divertido Jonathan, irmão de Evelyn. Porém durante essa batalha Rick acaba morrendo com um golpe do Imperador, atônitos por isso eles decidem ir até o Xangri-la para ressuscitar Rick e impedir que o imperador reavive seus poderes.

Chegando no Xangri-la a mãe de Lin consegue reviver Rick, e Alex descobre o segredo da imortalidade de ambas. Porém o imperador chega de surpresa até o Xangri-la e facilmente consegue seus poderes de volta. Precisaria retorna então ao seu palácio e reviver seu numero exército de 10 mil guerreiros que caso passassem pelas muralhas da China tornariam-se invencíveis.

Zi Juan decide então sacrificar sua imortalidade e da familia para reviver os exércitos que foram mortos pelo Imperador para que esses tenha sua vingança e impeçam que o exército dele transpasse a muralha da China, como Rick diz no filme, eles eram os mortos vivos do bem.

Com muito sacrifício, aventura e dor finalmente Alex e Rick, que no começo se desentendiam mas após a morte de Rick voltaram a paz, matam a Múmia com o punhal que estava com Lin, fazendo com que esse retornasse ao seu lugar de origem após ter matado Zi Juan.

O filme não peca quanto as cenas de aventura, porém a história é um pouco mal trabalhada e a Múmia desse filme não tem a mesma empatia que Imhotep transmitia nos dois primeiros filmes. Mas ainda sim é um bom filme para ser visto.

Avaliação: * * * * *

Nenhum comentário: