11 de setembro de 2008

O Orfanato (El Orfanato)


A primeira cena desse fabuloso filme do não menos fabuloso Del Toro, definirá o final dele. Por isso preste atenção em cada detalhe dessa cena.

Laura depois de alguns anos, já casada e com um filho adotado Simon, volta a morar na casa onde ficava o orfanato que passara parte de sua infância.

Simon tinha amigos imaginários dentro daquela casa, e participava de jogos com eles.

Numa tarde Benigna, ex-funcionária do orfanato aparece na casa, mas se apresenta como assistente social, e o Simon acaba por ouvir a conversa e descobrir que é doente, ele tem AIDS, e é adotado. Ele se revolta.

A família pretendia receber 6 crianças portadoras de necessidades especiais, mas no dia da festa que receberiam elas, Simon acaba desaparecendo. Preste muita atenção em que Laura cai na banheira e depois vai procurar Simon pela casa.

Começa aí uma corrida frenética atrás de Simon, e aos poucos Laura descobre que aquele lugar é muito mais do que aparentava ser. Desvendando os mistérios pouco a pouco Laura encontra o que ela tanto deseja, e vê o erro que cometera antes.

Del Toro dá uma ambientação fantástica para o filme, todas as jogadas de cenas, falas, expressões, estão muito bem feitas. Até o final que poderia comprometer o filme consegue ser o mais espetacular, e incrível possível, ele faz você pensar: você falou o final desde o começo do filme, como não tive capacidade de perceber?

Um filme que vale muito a pena ver, principalmente para quem gostou do Labirinto do Fauno, pois O Orfanato tem um pouco das características de Labirinto.

Avaliação: ******

Nenhum comentário: