9 de novembro de 2008

Amistad


Cinqué (Djimou Hounson, fantástico no papel) escapada das correntes no qual estava preso, e começa um motim junto com os outros escravos dentro do Amistad e tomam o navio.

Eles resolvem deixar apenas dois espanhóis vivos, e exigem que eles retornem a África, mas os espanhóis espertamente enganam a todos e faz o navio seguir até a costa dos Estados Unidos onde é capturado.

Nesse momento começa uma batalha judicial para decidir o futuro dos escravos do navio Amistad, seria eles de propriedade da espanha, da marinha, dos Ruiz, ou deveriam eles ser libertos pois foram capturados da África onde era proibido.

Então começa uma batalha no tribunal para ver se eles deveriam ser libertos, ou serem devolvidos a Espanha. Na primeira instância com a atuação esplêndida do advogado Baldwin (Matthew McConaughey) e com a ajuda de Joadson (Morgan Freeman) e Tappan eles conseguem convencer que os tripulantes vieram da África e portanto deveriam ser livres.

Mas o juiz foi trocado antes do veredicto final, e um novo julgamento começou e dessa vez a atuação de Cinqué mais uma vez colaborou para a vitória deles.

Porém o presidente, com medo que começasse uma guerra entre o sul (escravista) e o norte (libertário) (a guerra de secessão), decide anular aquele julgamento e levar até o tribunal federal, antes todas as instâncias haviam sido em âmbito estadual, onde 7 dos 9 juízes possuíam escravos.

Agora eles precisam não só da ajuda de Cinqué, ou de Baldwin mas também do ex-presidente John Adams (Anthony Hopkins) que era um libertário, e através de um discurso comovente, e espetacular que só alguém do garbo do Hopkins conseguiria fazer de uma forma tão convicente.

No final mostra a marinha inglesa destruindo a fortaleza onde os portugueses e espanhóis mantinham os escravos vindo de Serra Leoa, a volta de Cinqué para casa onde ele não encontra sua família, e um pouco sobre a história da guerra de secessão.

Um filme fantástico com atuações a altura do filme, como a do Djimou que deu um show como Cinqué, ou mesmo do Matthew, e de Hopkins que não precisamos nem comentar sobre sua capacidade.

E o tema abordado no filme também foi muito bem colocado e explicado, o sentido da liberdade, e o medo dos americanos em se envolverem numa guerra interna que era totalmente inevitável.

Avaliação: * * * * * *

Nenhum comentário: