14 de novembro de 2008

O Nevoeiro (The Mist)


Filmaram Half Life e esqueceram de colocar Gordon Freeman como o personagem principal, e até deixaram a ação de lado, mas The Mist consegue ser uma excelente adaptação do livro de Stephen King, que não tem nada a ver com Half Life, porém guardam muitas semelhanças.

O filme começa com uma tempestade forte e uma árvore destruindo uma janela da casa de David Drayton, e uma outra destruindo sua casa de barcos porém essa árvore pertencia a um vizinho no qual ele possuía problemas Brent Norton. Conversando com ele Drayton acaba conseguindo um acordo e eles decidem ir para o centro da cidade comprar algumas coisas.

Porém dentro do supermercado começa um nevoeiro pelo lado de fora e um homem veio correndo sangrando dizendo que não era para sair do lado de fora, as pessoas assustadas decidem ficar dentro do local.

Ai começa entrar em cena a Sra. Camody uma fanática religiosa, que falava que tudo aquilo era uma punição divina, se eu estivesse numa situação dessa a primeira vez que ela abrisse a boca pra falar merda eu já a mataria, mas o pessoal decidiu mante-la viva.

Drayton decide ir para os fundos ver se acha algum cobertor para o seu filho Billy, porém ele percebe que o gerador está pifado e decide desliga-lo e ouve uns barulhos vindo dos portões dos fundos do estoque.

Contando isso para alguns eles decidem voltar, e alguns deles mesmo com o aviso de Drayton decidem consertar o gerador, e um deles precisava sair para fora, mas quando esse começou a sair surgiu vários tentáculos que o agarrou e mesmo os outros tentando salva-lo foi impossível de impedir que o monstro o levasse.

Drayton então decide pedir a ajuda de Norton que era Advogado quanto ao caso para avisar as pessoas, mas esse não acreditou, e depois de um tempo decidiu sair com um grupo pelo nevoeiro. Porém com uma corda amarrada na cintura de um homem que iria pegar uma espingarda dentro de um carro eles perceberam que as pessoas não conseguiam andar nem 100 metros dentro do nevoeiro e já eram pegas.

Nesse momento as pessoas começaram a proteger a parte da frente da loja, e a sra Camody arrebatava mais idiotas para sua causa.

Porém durante a noite surgem uns insetos gigantes atraídos pela luz gerada por lampiões e outras coisas. E esses insetos conseguem quebrar o vidro e entrar e acaba matando algumas pessoas até que eles conseguem expulsar os bichos e fechar o buraco feito.

Nesse momento Drayton percebendo a gravidade da situação decide se reunir com os oito mais próximos num plano para chegar até seu carro e fugir, mas primeiro era necessário ir até a farmácia ao lado para conseguir remédios para os feridos.

Um grupo foi até a farmácia e começou a pegar os remédios quando então um deles ouviu ruídos e acabaram achando um homem preso numa teia de aranha gigante, e depois surgiram vários desses bichos feios ao redor, depois de alguns deles morrerem eles retornam, e Drayton pelas palavras de um militar desconfiam que eles tem alguma coisa com isso.

Nesse momento a Sra Cammody já tinha convencido a maioria das pessoas no recinto que era a mensageira divina e que isso era uma ira do todo poderoso.

Um deles decide interrogar um militar para saber toda a verdade sobre um projeto que eles tinham ao redor, e eles acabam descobrindo que os cientistas militares abriram uma janela entre o nosso mundo e outros e esses bichos acabaram invadindo a terra. (Qualquer semelhança com Half Life é mera coincidência) Então a Sra Cammody ordena que esse militar seja morto e dado como sacrifício ao Nevoeiro para acalmar o todo poderoso, os idiotas iludidos acabam obedecendo essa louca e jogam o militar para a fora do supermercado.

Vendo que a situação estava insustentável Drayton decide sair com mais alguns, e arma um plano para fugir antes que amanheça. Porém quando eles vão sair eles descobrem que a infeliz da Sra Cammody havia descoberto o plano e não queria deixar que eles saíssem e que mais ainda que eles, principalmente Billy fosse dado como sacrifício, nesse momento Ollie faz a melhor coisa do filme mata a infeliz da Sra Cammody para minha total alegria e satisfação ! Com isso o pessoal consegue sair. Porém apenas 5 chegam ao carro.

Drayton vai até sua casa para ver como as coisas estão, porém o que vê não é nada bom, ele encontra sua mulher morta pois aquela janela quebrada deixou um espaço para os insetos entrarem.

Decidiram então tentar sair do nevoeiro indo até onde a gasolina do carro desse, porém depois de passar por monstros gigantes a gasolina acaba antes que o nevoeiro terminasse, e então Drayton com a arma pergunta a todos, exceto seu filho que estava dormindo se eles preferiam isso a serem pegos por algum monstro. Todos concordam em morrer naquele momento, porém havia apenas 4 tiros, e Drayton acaba matando a todos e por um descuido acaba esquecendo dele. Saindo do carro para tentar atrair o monstro para que ele o matasse ele escuta um barulho e quando vê era os militares vindo depois de matar todos os bichos.

Um dos mais fantásticos suspenses que eu já vi, a dúvida, o fanatismo religioso que só serve para alienar e acabar com as pessoas, e o final onde o personagem principal faz coisas baseadas no desespero e logo depois descobre que se esperasse mais cinco minutos as coisas poderiam ser diferentes dá um ar todo especial ao filme.

Avaliação: * * * * *

Nenhum comentário: