18 de dezembro de 2008

Fim dos Tempos ( The Happening)


Antes de qualquer coisa devemos considerar duas coisas sobre esse filme. Primeiro é um filme do Shyamalan, portanto não devemos nos ater a porquês e nem a explicações mais detalhadas para os eventos do filme. Segunda observação: o título, como se percebe o título original é totalmente diferente da tradução para o português. No começo do filme considerei a mudança benéfica pois o título Fim dos Tempos causaria mais impacto do que uma tradução mais literal como O Evento, ou O Acontecimento, mas com o desenrolar do fim vimos que se a tradução literal fosse posta teria sido muito mais fiel ao filme e não desapontaria algumas pessoas, pois de Fim dos Tempos o filme tem pouco ou quase nada.

O filme começa com algumas pessoas perdendo a orientação no Central Parque (NY) e acabam suicidando-se. O governo temendo que seja um ataque terrorista pede a todos que deixem a cidade.

Nesse momento que surge na história Elliot e sua esposa Alma, juntamente com sua sobrinha Jess que perde os pais logo no começo do filme.

O suposto ataque começou com populações grande até atingir um grupo menor de pessoas no nordeste dos EUA, algo extremamente sábio do Shyamalan, limitar o evento a um lugar limitado traz um realismo a mais que um filme sem sentido como esse precisaria.

Então os três com um grupo de pessoas tentam cada vez mais sair da área de ataque e ficar em grupos cada vez menores de pessoas. Até que Elliot e alguns outros percebem que não se tratava de ataques terroristas, mas toxinas soltadas pelas plantas que desligavam neurotransmissores do nosso cérebro fazendo que perdêssemos o senso de auto-preservação.

Os três juntamente com mais dois garotos migravam para um condado afastado de tudo na Pensilvânia, quando acham uma casa no meio do caminho, e decidem verificar se a pessoas dentro. Até que um dos garotos vem que tem pessoas dentro da casa e eles pedem para entrar, só que esse pedido é negado pois aquelas pessoas, ruralistas ignorantes americanos, acreditavam que eles eram terroristas e se abrissem as portas seriam infectados também. Os garotos então tentam arrombar a porta e a janela, só que as pessoas de dentro sacam uma espingarda e acabam matando ambos.

Fugindo daquela casa de loucos, que mostra um pouco como os humanos lidam em situações extremas, eles chegam até uma casa com uma velha tão insana quanto o pessoal da casa anterior, porém essa não sabia dos acontecimentos pois vivia num estado de solidão total, o que explica em partes a situação que ela encontrava-se.

Até que na manhã seguinte a velha vai até o jardim da casa e acaba suicidando-se, mostrando que o evento havia chegado ao seu ápice, pois matara uma pessoa que estava sozinha, não mais um grupo como fazia anteriormente, e depois desse ápice o evento desapareceria, pois era assim que acontecia. Não pergunte porquê acontece isso, apenas entenda que acontece e esse é o motivo no qual Elliot, Alma e Jess não morrem ao sair da casa.

Cientistas tentam explicar o motivo desse evento ter ocorrido, e um deles alerta que isso era um aviso das plantas, pois os humanos estavam tornando o planeta insustentável, um pelo ambientalista um pouco desnecessário. Mas as pessoas continuam céticas quanto a isso, até que o evento começa novamente em outra localidade.

O filme como já disse no começo não deve ser entendido, mas apesar disso ele peca em diversos aspectos, tornando-se maçante no meio, porém o começo e o fim dele salvam ele da total alienação.

Avaliação: * * * *


Um comentário:

Unknown disse...

URGEEEEEEEEEENTE.
Alguém por favor pode me responder, por que as pessoas começaram a morrer ?