19 de maio de 2015

The Theory of Everything (A Teoria de Tudo)

Gênero: Biografia/Drama
Distribuidora: Focus Features
Produtoras:
Working Title Films
Diretor: James Marsh
Orçamento: $15M
Ano de Lançamento: 2014



Biografia? Ninguém tem direito de reclamar de spoilers!

            Meu único arrependimento em relação a esse filme foi de não tê-lo visto antes. Apesar de ser um pouco arrastado, o filme passa uma mensagem forte e conta atuações convincentes. Alias o Eddie Redmayne já merecia o Oscar com 20 minutos de filme.

            O filme conta a relação do renomado físico e cosmólogo Stephen Hawking (Eddie Redmayne) com a sua primeira esposa Jane Wilde (Felicity Jones). A atuação de ambos é algo digno de aplausos, como citado acima, a estatueta de melhor ator no Oscar para o Eddie foi extremamente merecida e a Felicity também tem uma atuação muito forte e convincente.

            O filme também mostra a relação entre Hawking e o seu orientador em Cambridge Dennis Sciama (David Thewlis) que se tornaram amigos na época da orientação de Hawking até a morte de Dennis em 1999, não mostrada no filme.

            Hawking ainda não tinha desenvolvido sua doença nos primeiros momentos de sua vida acadêmica em Cambridge, tanto que ele era um garoto comum, apesar de ser um pouco desajeitado, mas possuidor de amigos como Brian (Harry Lloyd).

            Hawking conhece Jane numa festa e a partir desse momento já se apaixona por ela e tenta se aproximar dela aos poucos, chamando-a para sair e fazer programas juntos. Até que eles finalmente se beijaram no baile da faculdade.

            Porém a vida traria uma surpresa traiçoeira para Hawking e ele desenvolveu Esclerose Lateral Amiotrófica, cujo diagnóstico na época não era nada alentador, Hawking provavelmente teria no máximo dois anos de vida, ele tinha apenas 21 anos na época.

            Hawking foi mais forte que a doença, casou com Jane e teve três filhos. A evolução do estado de saúde de Hawking foi mostrado durante todo o filme, desde os estágios iniciais com a perda de equilíbrio e a dificuldade de realizar certas tarefas, a perda da capacidade de andar e movimentar seus membros e o momento que ele precisou realizar uma traqueostomia por conta de uma pneumonia que ele havia adquirido e por conta disso perdeu a capacidade de falar. 
            Nesse momento do filme Jane já havia conhecido Jonathan (Charlie Cox). (É a primeira vez que faço isso aqui, mas é impossível não citar a atuação de Charlie como Matt Murdock na série Demolidor da Netflix, caso não tenha assistido, assista, uma das melhores séries dos últimos tempos). Jonathan era maestro de uma igreja, vale salientar nesse momento que Jane era religiosa enquanto Hawking é ateu. Jonathan passou ajudar Jane nos cuidados de Hawking, se tornando um grande amigo da família.

            O filme também mostra a separação do Hawking e Jane, ela já estava tendo um caso com Jonathan que foi bem atenuado no filme, e o inicio da relação de Hawking com uma de suas enfermeiras Elaine Mason (Maxine Peake).
           
            Além disso, o filme também mostrou parte do processo da criação de Uma Breve História do Tempo, o livro mais famoso de Hawking.

            Vou fazer alguns adendos em relação à história real de Hawking e o filme. Primeiro de tudo na vida real ele já conheceu a Jane sabendo que tinha a doença e ela era amiga de sua irmã, algo que não ocorre no filme. No filme ele conhece a Jane antes de saber que tinha a doença. Segundo Jane traiu Hawking com Jonathan por um bom tempo e Hawking tinha conhecimento disso, mas no filme isso foi extremamente suavizado. Não vou citar aqui a relação conturbada que ele teve com a Elaine o que ocasionou a separação de ambos nos anos 2000.

            Uma característica que devemos salientar no filme é a escolha de atores ingleses, Hawking é inglês, todos os atores que citei nesse post são ingleses.

            O filme mereceu concorrer ao Oscar de melhor filme, mas careceu de uma melhor direção e fotografia além de um roteiro mais forte para chegar ao panteão.

            Avaliação: 81/100



A Teoria de Tudo (2014) on IMDb

Nenhum comentário: