23 de maio de 2015

Ex Machina

Gênero: Drama/Sci-Fi
Distribuidora: Universal Pictures
Produtoras:
DNA Films
Film4
Diretor: Alex Garland
Orçamento: $11M
Ano de Lançamento: 2015


O que é um spoiler? Eu deveria saber o que é um spoiler? Se eu te perguntasse, você saberia definir?

            Nada como começar a frase de alerta de spoiler falando sobre os jogos mentais que o filme propõe, não cheguei nem perto na frase em negrito acima, mas o processo de construção é similar. Ex Machina é o exemplo de filme que você precisa prestar atenção em todos os diálogos e movimentos de cada cena.

            O filme se inicia com Caleb (Domhnall Gleeson) ganhando um concurso para ir até a residência do seu chefe o bilionário Nathan (Oscar Isaac).

            Nathan é dono da maior empresa de busca pela internet, qualquer semelhança com o Google é mera coincidência, a Blue Book. Ele programou o código de busca da Blue Book aos 13 anos, construindo assim ao longo dos anos seu império.

            Caleb ao contrário do que imaginava não ganhou um concurso, mas sim escolhido por Nathan para realizar um teste. Nathan criou um ser de Inteligência Artificial, chamada Ava (Alicia Vikander), e precisava de Caleb para realizar um teste de Turing para determinar se Ava possuía consciência, ou seja, poderia passar por um ser humano.

            Estendendo um pouco mais sobre o teste de Turing, seria interessante se você visse ou tivesse visto The Imitation Game (O Jogo da Imitação) onde o Benedict Cumberbatch faz o papel de Alan Turing. Caso você não saiba o que é o teste de Turing clique aqui para entendê-lo melhor.

            Caleb então começa a encontrar com Ava para testá-la, mas ao contrário do teste de Turing original em que o interrogador humano não tinha contato visual com o interrogado, no caso do filme eles podiam se ver através de um vidro.

            Caleb começa então a criar empatia por Ava e mesmo sabendo que ela é um robô. E passa a ter certa obsessão por ela e a acreditar em tudo o que ela fala. Tanto que eles contam segredos nas horas que a energia do bunker cai e nesse momento Nathan não consegue mais vê-los. Ava revela pra Caleb que ela é a responsável pelas quedas de energia, lembre-se disso do começo ao fim do filme.
           
            Nathan possuía uma empregada um tanto quanto incomum chamada Kyoko (Sonoya Mizuno), que não fala nada, Nathan alegava que ela não sabia inglês, e apenas fazia as tarefas de casa e começava a tirar a roupa quando Nathan ou Caleb se aproximavam muito.

            Se você prestou atenção no diálogo que Nathan revela que Ava possuía a capacidade de transar por possuir estimuladores de prazer entre as pernas dela, e que a personalidade da Kyoko, não ficará surpreendido quando Caleb descobrir que Kyoko também era uma inteligência artificial e que possuía outras como ela dentro do guarda-roupa de Nathan.

            Não contarei os acontecimentos após Caleb descobrir esse segredo de Nathan, pois as mensagens dentro do filme fazem você imaginar o que acontecerá daqui pra frente no filme, mas para ajudar colocarei algumas características dos personagens principais.

            Caleb perdeu seus pais com 15 anos, era solteiro, programador e dotado de uma inteligência elevada. Nathan era um bilionário inteligente e possuía um grande poder manipulativo. Ava também possuía uma grande habilidade manipulativa e uma personalidade encantadora, é preciso salientar também que Ava era linda, sendo muito difícil dentro daquele ambiente não se apaixonar por ela.

            Todos os atores desempenharam seus papéis de maneira satisfatória, e a escolha da Alicia para Ava foi extremamente acertada, pois ela colaborou e muito para se criar a empatia que Ava precisava.

            Avaliação: 83/100


Ex Machina (2015) on IMDb

Nenhum comentário: