27 de maio de 2015

Gravity (Gravidade)

Gênero: Sci-Fi/Thriller
Distribuidora: Warner Bros.
Produtoras:
Warner Bros.
Esperanto Filmoj
Heyday Films
Diretor: Alfonso Cuarón
Orçamento: $100M
Ano de Lançamento: 2013


Filme de 2013? Posso colocar a quantidade de spoilers que eu desejar.

            Apesar de ser o grande vencedor da cerimônia do Oscar do ano passado onde levou 7 estatuetas eu preciso confessar que Gravity foi de longe o pior filme que assisti nessa nova fase do blog iniciada agora em abril de 2015.

            A maior parte desses prêmios no Oscar foram de categorias técnicas, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição. Mas o filme também ganhou estatuetas em outras categorias como Melhor Fotografia, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora.

            Não irei discutir os aspectos técnicos do filme, o filme realmente tem excelentes efeitos visuais, uma fotografia boa e um som louvável. Mas a estatueta de melhor diretor para o Alfonso Cuarón é algo muito discutível.

            Tentarei também não ser chato e não citar as dezenas de erros científicos que o filme possui. Apesar de que se você tiver a mínima noção de tais erros, eles irão consumi-lo do inicio ao fim do filme. Caso você não saiba os erros científicos do filme, clique aqui e mais aqui para conhecê-los.

            Agora vamos falar de uma das únicas coisas realmente boa no filme Matt Kowalski (George Clooney), Clooney interpretou seu personagem de maneira grandiosa fazendo com que você se importasse com a sua história e, além disso, alternar momentos leves e pesados durante a trama.

            Já a Ryan Stone (Sandra Bullock) tem muitos problemas. O personagem não transmite empatia alguma do começo ao fim do filme e isso é de se impressionar. Os únicos momentos que você considera gostar do personagem são quando a morte da filha dela é comentada no filme, pois de resto você torce para ela ir passear pelo espaço.

             Essa falta de empatia se deu no meu caso por conta dela ser extremamente inútil e incapaz de fazer coisas que seriam usuais para um astronauta, é diferente você ver um filme e já esperar que o personagem fosse como um Debi & Lóide, agora você assistir um Debi & Lóide em forma de astronauta destrói toda áurea dessa profissão. “Everydoby wants to be an astronaut”


            
               Além da Bullock e do Clooney temos o Ed Harris como controlador da missão em Houston, de resto não temos mais atores ou atrizes para citarmos do filme. Alias o filme é um grande monólogo da Bullock, na maior parte do filme ela é única presente na tela.

             É louvável que a Bullock tenha segurado o filme sozinha, ela realmente o fez com maestria, comprovando mais uma vez que é uma excelente atriz.     

              O problema maior do filme é que ele se tornou previsível do inicio ao fim. Ryan está fazendo alguma coisa, faz errado e acaba destruindo ou gerando um caos catastrófico. Isso acontece desde a primeira cena quando ela está tentando arrumar o painel de comunicação na estação espacial até a cena final do filme quando ela já está na terra e tentar nadar com a roupa de astronauta.

               O filme tem algumas cenas interessantes, e a principal delas, de longe é aquele em que a Ryan está na Soyuz, alias Ryan é um nome extremamente masculino para uma mulher, e ela está prestes de desistir e cometer um suicídio, pois estava sem combustível na nave e impossibilitada de ir até a estação espacial chinesa. Mas daí ela tem uma visão do Matt, que havia morrido, onde ele falava que pousar era igual a lançar, ou seja, ela precisaria acertar os comandos da nave para pouso que a nave seria lançada na direção que ela escolhesse.

            Confesso que demorei um pouco demais para ver esse filme, acho que eu já estava imaginando que não iria gostar do mesmo e acabei deixando-o em segundo plano, assim como estou fazendo com Boyhood.

            Gravidade consegue ser ainda pior se comparado com Interestelar que é um excelente filme. Sem a presença de Interstellar ele já não seria um filme bom, agora caso você coloque na conta Interstellar o resultado para Gravidade será ainda pior.

            O filme tem um timing adequado e não é extenso, se tivesse que assistir mais 10 minutos do filme esses seriam um dos minutos mais longos da história de todos os filmes que já assisti.

            Eu não posso fechar os olhos e negar que eu não tenha sido contaminado pelos erros científicos presentes no filme e o fato da Ryan ser extremamente inútil. Ambos os fatores fizeram com que eu ficasse com raiva do filme. Caso você consiga relevar esses fatores você conseguirá ter uma excelente experiência com um filme que tem efeitos especiais estonteantes e uma fotografia fantástica.

            Avaliação: 60/100

 
Gravidade (2013) on IMDb

Nenhum comentário: