22 de julho de 2007

A Lista De Schindler "The Schindler's List"



Schindler foi uma pessoa realmente magnífica tanto pelo o que ele faz tanto como conseguiu fazer isso. Um homem persuasivo, corajoso, inteligente, seguro, humanista e com muito brio.

Falar do filme é fácil mas ao mesmo tempo muito complicado. Esse é um filme para ficar na história por tudo que ele mostrou e representou.

Primeiro de tudo ele foi um filme baseado no Holocausto que não foi tendencioso nem exagerado como a maioria dos filmes baseados nisso são. Segundo as atuações do filme foram muito realistas.

Mas nada disso teria tanto efeito quanto a filmagem em preto e branco deu. Spielberg simplesmente deu ao filme um ar de realidade totalmente novo. Se ele fosse colorido não teria tanto impacto como ele teve em preto e branco.

Apesar de falar do Holocausto não é um filme violento como esses costumam ser. Ele mostra tanto o lado violento como o lado humanista encarnado na pele de Herr Schindler.

O filme poderia ter acabado depois que Schindler se despede dos judeus na sua fábrica. Mas a genialidade de Spielberg fez com que o filme terminasse na atualidade (quando o filme foi rodado), com os Judeus Schindler levando pedras ao túmulo dele. Simplesmente a obra-prima dele.

A unica ressalva que deixo é que o filme poderia ser falado em alemão. Ai ele poderia até pensar em bater com Cidadão Kane. O melhor filme da história e não levou o Oscar.

Avaliação: * * * * * * *

Nenhum comentário: