10 de junho de 2015

Chappie



Gênero: Ação/Sci-Fi/Thriller
Distribuidora: Columbia Pictures
Produtoras:
Columbia Pictures
Media Rights Capital
LStar Capital
Simon Kinberg Productions
Genre Films
Alpha Core
Ollin Studio
Sony Pictures Entertainment
Diretor: Neill Blomkamp
Orçamento: $49M
Ano de Lançamento: 2015 

S P O I L E R!

Deixe Chappie surpreender você, já começarei com essa frase, pois essa é a sensação que tive após assistir o filme. Quando via o material de divulgação do filme, que colocarei logo abaixo, eu sempre pensava: esse filme deve ser bem fraquinho. No entanto, resolvi arriscar e assisti-lo e ele me surpreendeu positivamente.
Chappie não é nenhuma obra de arte e não concorrerá ao Oscar. Portanto não assista pensando que vai assistir algo original e surpreendente, caso você assista-o com essa expectativa o filme te frustrará. Chappie é um filme bem feito que te conquista aos poucos.
Chappie (Sharlto Copley, Voice) é um robô dotado de inteligência artificial criado por Deon (Dev Patel), mas ao “nascer” Chappie é ainda uma criança e precisa aprender a viver como um ser humano normal. A diferença é que o tempo de aprendizagem entre um humano e um IA é gigantesco.
Deon era o criador dos robôs policiais que atuavam na cidade de Johannesburg, o seus robôs eram tão efetivos que as forças policiais da cidade encomendavam cada vez mais. Esses robôs não eram dotados de IA, porém tinham o poder de decisão como policial. Dentro da mesma companhia onde Deon trabalhava outro projeto de robô policial feito por Vincent (Hugh Jackman) fracassara. O robô de Vincent era grande, desajeitado e extremamente exagerado para um policial, além disso, ele era controlado por um humano, isso será importante para o final do filme.
Mas o núcleo mais presente no filme são os dos “bandidos”, Yolandi, Ninja e Amerika que após falharem no começo do filme com um dos chefões do crime eles precisam conseguir 20 milhões para não serem executados. Os três então resolvem sequestrar Deon pois acreditavam que ele seria capaz de desligar os robôs policiais por ter criado eles.
Deon já tinha desenvolvido o programa de AI que desejava instalar dentro de um robô, porém não foi autorizado pela sua chefe Michelle (Sigourney Weaver) a fazer isso dentro da companhia. A solução? Pegar um robô que seria sucateado e a chave de segurança que permitia a instalação de programas novos nos robôs.
Deon é sequestrado pelos três "bandidos" e Chappie nasce. As cenas iniciais com Chappie são sensacionais, ele parece uma criança assustada e passa a ter confiança nas pessoas aos poucos. Logo ele conquista a empatia de Yolandi que vira a "mãe" de Chappie e de Amerika. Ninja apesar de forçar a barra com Chappie também acaba conquistando-o e virando “pai” dele.
Chappie então vai aprendendo o que necessita aos poucos, do mesmo modo que uma criança normal, não tem como não criar uma empatia absurda com o mesmo. Deon e Yolandi tentam fazer como que ele seja bonzinho, tratando-o como uma criança normal.  Porém Ninja precisa dele para realizar um assalto e conseguir o dinheiro que precisam, por isso quer que o aprendizado dele seja mais rápido.
Vincent invejava Deon por conta dos robôs policiais e assim que ele descobre a existência de Chappie, que estava escondido com os “bandidos”, planeja destruí-lo. Vincent inclusive é responsável por raptar Chappie, numa sequencia no qual o mesmo é deixado por Ninja e Amerika num lixão para que ele possa aprender a se virar sozinho e voltar pra casa. No rapto Vincent consegue pegar a chave de segurança que instala novos programas nos robôs e ainda acaba arrancando um dos braços robóticos de Chappie.
Ninja e Amerika conseguem ludibriar Chappie para que ele os ajude em assaltos de veículos e o visual “Thug Life” dele é engraçadíssimo. Mostrando que ele ainda é uma criança e precisa aprender muitas coisas ainda.
Irei parar por aqui e não contarei o restante do filme, apenas farei alguns comentários diversos sobre o filme.
Vincent é o grande vilão do filme, acredito que vocês devam ter percebido pelo que contei até agora. Apesar de foras da lei, é realmente difícil não torcer por Ninja, Yolandi e Amerika depois de todas as sequencias que eles tem com Chappie.
Infelizmente os melhores atores do elenco são subaproveitados, Hugh e Sigourney, ambos estão presentes em poucas cenas e não conseguem mostrar o talento deles dentro do filme. A escolha de Dev como o nerd criador de robôs foi acertada, ele realmente leva jeito para esse papel. Além disso, a figura de bandidos estilizados foi extremamente acertada, e o sotaque de Yolandi melhora ainda mais essa característica.
Chappie é um filme que você deve assistir, pode não ser um primor, mas a empatia que Chappie consegue criar compensa todas as outras falhas que o filme possui.
Avaliação: 76/100
Chappie (2015) on IMDb  

Nenhum comentário: