12 de junho de 2015

'71


 
Gênero: Drama/Thriller
Distribuidora: StudioCanal
Produtoras:
Crab Apple Films
Protagonist Pictures
Warp Films
Diretor: Yann Demange
Orçamento: $8.1M
Ano de Lançamento: 2014   

Assista e não ligue para Spoilers! 


Provavelmente você não tenha ouvido falar de '71, caso tenha ouvido e principalmente assistido, deixo aqui meus sinceros parabéns. Caso esse filme seja ainda desconhecido para você, fique sabendo que '71 é um dos melhores thrillers dos últimos tempos.

'71 conta a história de Gary Hook (Jack O’Connell) durante todo o conflito existente em Belfast no ano de 1971. Hook fazia parte de um regimento britânico destacado para conter os ataques entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.

A primeira sequência do filme que mostra o treinamento dos cadetes britânicos já nos dá pistas de como será o estilo de filmagem e fotografia para o restante do filme, estilo esse que corrobora ainda mais para a emoção do filme.

Com seu regimento indo para Belfast, Hook conhece Lt. Armitage (Sam Reid) o chefe da sua operação, Armitage se mostra um oficial extremamente preocupado com seus comandados e vai atrás de Hook quando descobrem que o mesmo ainda está vivo.

A primeira missão do regimento era ajudar a polícia local numa busca por armas, porém tal missão acabou fracassando, com abusos da polícia norte irlandesa e um tumulto iniciado pela população. No meio de toda a confusão um garoto rouba um rifle de um dos oficiais então Hook e outro soldado vão atrás do garoto para recuperar o rifle só que acabam encurralados por um grupo de jovens do IRA e começam a apanhar. Após serem salvos por uma mulher, o colega de Hook acaba assassinado por Haggerty. Hook então foge e começa toda a perseguição para capturá-lo e matá-lo.

O grupo formado por Quinn (Killian Scott), Paul Haggerty (Martin McCann) e Sean (Barry Keoghan), começa uma busca frenética atrás de Gary para assassiná-lo também. Vale lembrar que eles faziam parte de uma vertente mais radical e jovem do Irish Republican Army (IRA).

Depois de conseguir despistá-los Hook encontra um garoto que o leva até um bar onde supostamente encontraria outros oficiais e poderia ir embora para casa. Só que ele não imaginava que tais oficiais também pretendiam que Hook fosse assassinado por ter presenciado a execução do seu colega.

O bar onde Hook estava então explode, porém ele se salva por ter saído segundos antes, porém ele acaba sendo atingido pela explosão e fica muito ferido. Hook depois de caminhar alguns quarteirões acaba desmaiando e acaba sendo salvo por Eamon (Richard Dormer) e sua filha Brigid (Charlie Murphy) que o levam para a casa e conseguem salvá-lo.

Oficiais britânicos, porém não eram bem-vindos dentro daquele contexto de guerra civil existente em Belfast e Eamon e Brigid não sabiam o que fazer com ele, então eles entram em contato com Boyle (David Wilmot) um líder sênior do IRA para ajudá-los.

Então acontece o ponto alto do filme. Os jovens do IRA seguem Boyle até a casa de Eamon e decidem invadir a casa de Eamon e acabam descobrindo que Hook esteve lá, Hook fora esperto e ao ouvir a conversa entre Boyle e Eamon minutos antes, decide fugir. Então começa uma perseguição frenética dos jovens do IRA atrás de Hook para matá-lo.

Essa sequencia que quase não possuí diálogos é de tirar o fôlego, você com certeza ficará ligado para saber qual será o destino de Hook e do pessoal do IRA.

'71 consegue te transportar para todo o contexto que Hook estava vivenciando e transmitir toda a emoção na busca pela sobrevivência. Os diálogos são muito bem construídos e o roteiro muito bem fundamentado. É preciso salientar também o trabalho de todos os atores, principalmente de Jack que tem uma atuação formidável como Gary Hook.

Seria muito maçante citar todos os personagens e atores que tiveram importância dentro filme, por isso, eu acabei citando aqueles que fizeram uma maior diferença ao longo de todo o filme dentro da minha visão.

Se você gosta de thrillers e filmes de tirar o fôlego '71 não irá te decepcionar. Ainda mais que o final do filme não é totalmente um conto de fadas.

Avaliação: 85/100
 


  '71 (2014) on IMDb

Nenhum comentário: