12 de novembro de 2010

Zona Verde (Green Zone)


Gênero: Ação
Estúdio: Universal Pictures
Produtora: Working Title
Direção: Paul Greengrass

É como a própria capa do DVD diz: "Bourne tornou-se um épico". Paul Greengrass, diretor dos inigualáveis, Supremacia Bourne e Ultimato Bourne, junta-se mais uma vez ao também excelente Matt Damon, nesse filme sobre a Guerra do Iraque.

Matt Damon é o subtenente Miller que após sucessivos fracassos em encontrar QPN (armas de destruição em massa) começa a se questionar sobre as informações que lhe passadas dos locais onde encontrariam tais armas.

Miller tentou buscar informações com seus superiores. Mas ouviu um sonoro não pergunte e apenas faça o que estamos mandando. Não nesses palavras, mas é esse foi o sentido do dialogo.

Um agente da CIA que também estava no Iraque, que era contra o modo como a ofensiva estadunidense vinha se desenvolvendo, se interessou pelos questionamentos de Miller e decidiu dar a ele um suporte.

Durante mais uma tentativa frustada Miller encontra um Iraquiano em extâse chamado Freddy que acabara de ver movimentos suspeitos do alto escalão do governo deposto de Saddam a algumas quadras do local onde estavam. Miller decidiu seguir a pista de Freddy e de fato encontrou uma casa onde acabara de ter uma reunião com o geneal Al Rawi, o general mais poderoso do regime de Saddam, porém ele consegue fugir antes que Miller o pegue.

Saindo da casa com uns reféns que iria interrogar Miller é surpreendido por soldados da força especial que levam seus reféns. Porém ele consegue ficar com um livro que era a chave dos contatos daquele homem.

Aos poucos ele vai descobrindo que a história de armas de destruição em massa não passava de um factóide inventando por Poundstone, um alto funcionário da inteligência dos Estados Unidos. E que eles entraram na guerra por um motivo inexistente.

Depois desse começo a trama se desenvolve na busca de Al Rawi, com Poundstone e seu grupo querendo matá-lo, Al Rawi foi o funcionário do alto governo Iraquiano que conversara com Poundstone meses antes na Jordânia alegando que não existe tais programas de armas de destruição em massa. Mas Poundstone através de uma jornalista que conhecia de um jornal respeitado conseguiu a verdade dos fatos e afirmou que tinha as QPD no Iraque. Como essa jornalista não verificou as veracidades dos fatos publicou tal matéria.

Enquanto isso, Miller e seus comandados junto com o pessoal da CIA queriam Al Rawi vivos para saber dele a verdade dos fatos. Ele como general mor do regime de Saddam tinha acesso a todos os programas militares do ex ditador. Miller acaba descobrindo que nunca existiu QPD no Iraque, que todos esses programas foram desativados em 1991 e que ele dissera isso para Poundstone mas esse inverteu a palavra do general e distribuiu informações falsas.

E a trama vai se desenvolvendo na busca Al Rawi, e na tentativa de Miller chegar antes de Poundstone a Al Rawi, e Poundstone tentando anular de todas as formas o movimento de Miller.

Se você gosta de filmes sobre guerra, esse filme conseguirá te prender fácil. Se você gostar do Matt Damon te prenderá mais ainda. E tenho que concordar com a capa do DVD "Bourne tornou-se um épico", mas devo acrescentar Green Zone não será um épico, mesmo assim é um grande filme.

Avaliação: "Muito assistível"

Nenhum comentário: