12 de março de 2010

Inimigos Públicos (Public Enemies)


Um filme com Christian Bale e Johhny Depp fatalmente seria um excelente, certo ? Errado ! Inimigos Públicos não é um excelente filme, alias ele só se salva de ser ruim por conta das atuações de Depp e Bale.

Inimigos Públicos conta a história de John Dillinger (Depp) um famoso ladrão de bancos nos anos da grande depressão de 29. Dillinger roubava quando queria os bancos de Chicago, e vivia sempre como mais um rosto na multidão.

O Bureau de investigação cansado de ser alvo de piadas pelas ações de Dillinger nomeia o agente Melvin Purvis (Bale) a chefe do departamento de Chicago e agora cabe a ele a captura de Dillinger.

O começo do filme é apenas pra deixa-lo mais longo, o que se torna totalmente irritante e inútil. Serve somente para mostrar as facilidades e a influência que Dillinger possui e como ele conheceu a mulher no qual ele se apaixonou.

Dillinger possuía três defeitos. Primeiro de tudo, ignorou a capacidade do agente Pervis; Segundo, não gostava de decepcionar os amigos; e Terceiro e provavelmente o que mais contribuiu para o seu fim, ele estar apaixonado por Billie.

Pervis se aproveitou dos defeitos de Dillinger para mina-lo. Capturou ou matou um a um os amigos e comparsas de Dillinger deixando-o sozinho.

Dillinger foi preso em Chicago no meio do filme, mas ficou pouco tempo na prisão. Fugiu dela com uma audácia e facilidade incríveis. A cena do julgamento onde os policiais queriam que ele fosse transferido para outra prisão foi uma das melhores do filme.

O filme começa a ficar mais interessante do meio para o final. Tem mais cenas de ação, e não é arrastado como no começo do filme. Se tivessem feito todo ele assim fatalmente seria um excelente filme.

Os agentes capturam Billie bem na frente de Dillinger, alias agentes ridículos. Dillinger passou na frente deles e eles não viram ele, e depois ainda a torturaram em buscas de respostas. Se Pervis não tivesse chegado a tempo um agente fatalmente teria a matado em busca de respostas que ela não daria.

No fim Dillinger acaba sendo traído por uma amiga, Pervis a chantageou dizendo que ela iria ser deportada de volta a sua terra natal a Romênia.

Inimigos Públicos é um filme muito parado no começo e que tenta melhorar no fim, mas não consegue muito êxito. Se eles focassem mais na perseguição Pervis x Dillinger o resultado final poderia ser outro, mas o foco maior foi a vida pessoal de Dillinger. Ver Depp em cena é sempre agradável, mas dessa vez o que salvou o filme do fiasco é ter o nome dele e do Bale.

Nenhum comentário: