26 de setembro de 2008

Desejo e Reparação (Atonement)


Fantástico ! Esse filme consegue te surpreender do inicio ao fim. Principalmente no fim.

O filme começa com Briony, na época com treze anos, correndo pela casa para mostrar para sua mãe que havia terminado sua primeira peça. E ela iria mostrar ao seu irmão Leon que estava chegando.

Passada algumas partes Briony vai até seu quarto e vê uma cena entre Cecília (Keira Knightley), sua irmã, e Robbie (James McAvoy), um empregado da casa. Porém Briony não consegue entender muito bem o que vê, e imagina outra coisa.

Leon chega em casa e traz um amigo consigo, Paul Marshall, dono de uma fábrica de chocolates. Logo podemos observar o desejo de Paul pela prima de Briony, Lola, que estava hospedada naquela casa.

Robbie então decide escrever uma carta para se desculpar com Cecília, mas acaba escrevendo duas versões, uma inocente, e outra um tanto quanto anatômica. E ele sem querer acaba colocando num envelope a carta errada.

E ele só foi perceber esse erro quando já havia entregado a carta para Briony entregar a sua irmã. Briony então leu o conteúdo da carta e fico atônita, acreditava agora que Robbie era um maníaco sexual.

Então para sua surpresa, ela encontra Robbie e Cecília na biblioteca numa cena um pouco mais caliente. Eles se amavam.

Durante o jantar as pessoas descobrem que os gêmeos irmãos de Lola fugiram, e todos decidem procurar por eles.

Perto do lago Briony vê Lola sendo estuprada, e como imaginava que Robbie fosse um tarado sexual acaba testemunhando contra ele, afirmando que fora ele com certeza
que havia estuprado Lola, e que tinha visto com seus próprios olhos, quando na realidade não passava de uma mentira. Robbie então é preso.

O filme retorna quatro anos depois quando Robbie se prepara para ir para a segunda guerra mundial, então ele consegue encontrar Cecília de novo, e os votos de paixão e amor mais uma vez foram feitos.

Novamente o filme dá um salto, dessa vez com Robbie e dois companheiros andando sozinhos na França destruído pelos nazistas, tentando chegar a praia e voltar para a Inglaterra.

Eles então conseguem chegar a praia, e viram um estado de caos que assolava aquele lugar.

O filme a partir daí começa a dar os traços de genialidade.

Descobrimos que Briony virou enfermeira, assim como Cecília, e estava decidida a reparar o erro que cometera anos atrás, ela sabe que o verdadeiro culpado era Marshall, que havia se casado com Lola.

Então o filme mostra Briony procurando sua irmã Cecília na casa dela, e acaba encontrando Robbie lá. E então Robbie pede para que ela mude o testamento dela e fale a verdade para os pais dela.

Nesse momento o filme avança vários anos, e mostra Briony nos dias de hoje durante uma entrevista. E ela falava do seu Vigésimo Primeiro Romance, último pois estava a beira da morte, e o primeiro pois foi o primeiro romance que ela havia iniciado.

E durante essa entrevista ela faz revelações incríveis sobre o verdadeiro final daquela história entre sua irmã e Robbie, e o motivo no qual ela decidiu mudar o final daquela história.

Avaliação: * * * * * *

Jogos Do Poder (Charlie Wilson's War)


Interessante filme que mostra os meandros da política americana, ou melhor dizendo do que foi ela durante o final da guerra fria.

Charlie Wilson (Tom Hanks) é um congressista texano com influência média dentro do governo, ele participa de uma comissão que cuida do orçamento para missões secretas, não é esse o nome mas é isso que fazem. Ou seja dão dinheiro para um certo país mas fingem que nunca deram, pois era a guerra fria, uma guerra que todos saibam que existia, mas não era declarada entre EUA e URSS.

Quando a URSS começa a invadir o Afeganistão ele consegue dobrar o orçamento destinado de 5 milhões para 10 milhões para ajudar os Afegãos. Mas esse dinheiro era pouco.

Então Joanne (Julia Roberts) uma das mulheres mais ricas do Texas entra em cena, primeiro ela marca uma reunião para o Charlie com o presidente do Paquistão, para ele ver a real situação do lugar.

Voltando para os EUA ele encontra o Gus (Philip Seymour Hoffman) que fala que as armas, e o dinheiro que ele está enviando não é o suficiente. E através de um especialista de armas da CIA ele mostra para o Charlie quais seriam as armas ideais para afastar os comunistas do Afeganistão.

Então Charlie, Gus e Joanne, começam a costurar acordos para aumentar o orçamento, e conseguir armas, pois não poderiam ser armas americanas, mas soviéticas. Eis que surge um acordo escondido, entre Israel, Egito, Arábia Saudita, Afeganistão e Paquistão, inimigos declarados, mas que observavam na URSS uma ameaça maior nesse momento.

Enquanto isso Charlie costurava acordos no congresso para levantar mais fundos para o Afeganistão e conseguia isso de forma majestosa. Até que os afegãos depois de intensas batalhas conseguiram expulsar os comunistas do seu país.

Um filme imperdível para quem gosta de política assim como eu, principalmente por se tratar de um filme baseado em fatos reais, e com excelentes atores no elenco.

Avaliação: * * * * *

25 de setembro de 2008

D-War


D-War já começa concorrendo ao um prêmio, o do pior filme postado aqui nesse blog junto com The Fountain.

D-War é cheio de chavão, a história é mal contada e não convence, as cenas de ação são toscas, os atores piores ainda, e os efeitos especiais faz Lucas e Spielberg morrerem de rir ou chorar tamanho tosquice que é.

O filme começa com Ethan tirando fotos de uma cratera. Observando a foto Ethan percebe que algo está relacionado com ele, e o seu passado. (Nesse momento, nem passados dois minutos de filme eu já pensei, porquê aluguei isso.)

Passando pela sua memória Ethan volta uns 15 anos atrás num antiquário, e vê se abrir um baú com luzes dentro, ai então o dono do antiquário começa a contar a lenda de Imoogi e Evil Imoogi, duas serpentes, uma do bem, outra do mal, que tem a oportunidade de se tornar dragão a cada 500 anos, e só conseguiriam se pegar o espírito de uma garota que tivesse uma marca de dragão no ombro.

O velhote começa a contar sobre a lenda 500 anos atrás com um mestre em artes marciais ensinando um garoto a lutar e proteger a garota, mas esse garoto sem saber que aquela garota era a escolhida já estava apaixonada por ela. Buraki o mentor da serpente do mal decide invadir o vilarejo para encontrar a menina. Numa cena muito parecida com o ataque das forças de Sauron contra Gondor (A cidade de Aragorn), se não me falha memória, em LDR. Só que imagine a aquela força bruta de Sauron contra uma defesa que não era nem 10% que Gondor tinha. Sim a coisa foi non sense.

Buraki encontrou a moça e pretendia levar ela para o sacrifício para fazer da Evil Imoogi um dragão, mas eis que surge os dois guerreiros e a libertam, mas o guerreiro jovem que deveria leva-la até a Imoogi do bem decide fugir com ela. E os dois acabam morrendo.

Depois de toda essa história o velhote da loja revela que ele era Boochum o guerreiro mais velho, OOO como se não soubessemos, e que Ethan era o guerreiro mais novo, OOO novamente, e que ele precisa encontrar a garota, que se chamava Sarah.

Ai Ethan entra naquela fase, o vida, o céus, o que eu faço, eu sei que tudo tem a ver comigo, mas não sei como agir. Ele consegue ser tão irritante, e sem feição que se ele morresse e o mundo acabasse parecia que não ia mudar muita coisa.

Pulando algumas partes, Ethan encontra Sarah, e se apaixona por ela, como se não soubéssemos novamente. Ai a Serpente do mal começa a perseguir os dois e destruir a cidade de Los Angeles, as cenas de ação que poderiam melhorar o filme, conseguem estragar ele mais ainda.

De repente Ethan e Sarah começam a subir no maior prédio, e eles repetem outra cena marcante, dessa vez do final de King Kong, com os dois em cima do prédio, a serpente enrolada sobre o prédio e tentando capturá-los e os militares atirando na serpente. E a serpente começa a ceder, e os dois conseguem fugir, eis que surge os amiguinhos de 500 anos atrás dela, e começa uma guerra ridícula entre militares fracotes e dinossauros super poderosos. Fazendo lembrar Guerra dos Mundos.

Depois de muita luta Buraki finalmente consegue capturar Sarah, e leva-a até o sacrifício para a Evil Imoogi. Toda a força do mal está reunida naquela montanha, e Ethan está preso observando tudo. Ai vem a parte mais tosca de todo o filme, o pingente que o velho havia dado pra ele no começo do filme solta um poder e destrói todos os monstros ali presentes, repetindo eles mataram todos os monstros numa cena de 10 segundos.

Sobraram só a Cobra do Mal, Buraki, e Ethan e Sarah, Ethan começa a lutar com Buraki, e leva um pau, se ele lutasse de igual para igual eu teria quebrado o DVD nessa hora.

Mas eis que surge imponente a serpente do bem, e ela começa a lutar com a serpente do mal, numa cena que deveria ser a melhor do filme, consegue ser uma das piores, a cena é muito mal trabalhada, você não consegue perceber o que elas fazem, o melhor ainda quem é quem.

Sarah decide então dar o espírito de dragão para a Imoogi do bem que vira um dragão, que mata a Evil Imoogi, Sarah morre, o cara de palhaço do Ethan fica sem reação, e nosso martírio chega ao fim.

Avaliação: * *

20 de setembro de 2008

Juno (Juno)


Juno é um filme interessante e bonitinho assim como Pequena Miss Sunshine, mas ele não tem todo o encanto de Pequena, e nem a força que precisa para que pudesse ganhar um Oscar de melhor filme.

O filme começa com Juno (Ellen Page)fazendo um teste de gravidez, e para seu espanto ela estava grávida. E o pai era o desajeitado Bleeker.

Juno então decide tomar uma decisão um pouco diferente, achar um casal para que ela possa doar o seu filho para eles.

Apoiada pelos pais, Juno encontra o casal idéia para serem os pais adotivos do seu filho, era Vanessa e Mark.

Juno pouco a pouco vai curtindo sua gravidez, e fazendo uma amizade com Mark, cujo gostos eram parecidos, pois esse era músico.

Porém chegando no final da gravidez, Juno descobre que Mark desejava se separar de Vanessa, e tentar ser um Rock Star. Ele acreditava não estar pronto para ser pai.

Juno então começa a pensar sobre o que fazer sobre sua a vida e o bebê, e decide tomar uma decisão.

É um filme com um roteiro original muito bem feito e terminado, a história tinha tudo para ficar arrastada, mas tanto o roteirista e quanto o diretor não deixaram que isso acontecesse.

Toda a história é bem focada e inteligente, mas como eu disse no começo, faltou uma força para que esse filme pudesse ser realmente excelente.

Avaliação: * * * *

19 de setembro de 2008

Efeito Dominó (The Bank Job)


Excelente filme de ação, como há tempos não via. Jason Statham é na minha opinião o melhor ator para esse tipo de filme atualmente

The Bank Job é um filme que lembra um pouco a série Ocean's, como o planejamento do roubo, a execução desse, a formação de uma equipe com especialistas em cada área. Mas a coincidência fica ai, de resto The Bank Job é um filme inovador.

Baseados em fato reais, o roubo do banco realmente existiu, naquela mesmo banco, naquela mesma rua. Mas vamos ao filme.

O filme mostra logo no inicio todas as tramas que envolveram ele desde o começo, as fotos tiradas por Michael X da princesa britânica, os policias corruptos que o cafetão paga, as fotos dos agentes do governo numa "casa de brincadeiras", e além claro do núcleo de Terry (Jason Statham)

Terry era dono de uma loja de carros, mas ele estava devendo na praça, e o credor estava um pouco zangado e exigindo o dinheiro. Eis que surge Martine com uma idéia.

Ela sabe que um banco não estará com um alarme durante uma semana, e decidiu então convidar Terry e seus amigos para assaltarem aquele banco. Terry e seus amigos decidem aceitar a proposta.

Eles começam em tão todo o planejamento e processo para chegar até o cofre do referido banco. Chegando no cofre Terry descobre toda a verdade por trás do plano de Martine, ela estava atrás das fotos que Michael X tirou da princesa, pois ela estava trabalhando para o MI-5.

Porém depois que eles saem do cofre eles descobrem que esse cofre não guardava apenas as fotos que Martine procurava, mas também um livro caixa do cafetão, e as fotos da "casa de brincadeiras".

Ai começa um verdadeiro jogo de perseguição e inteligência, pois Terry se encontra numa encruzilhada, tanto o MI-5 quanto os bandidos querem as fotos. E se ousar pender para qualquer lado Terry perderá tudo.

Como havia falado no começo The Bank Job é um excelente filme de ação que não decepciona os amantes desse gênero.

Avaliação: * * * * *

18 de setembro de 2008

Awake - A vida por um fio (Awake)


Awake é um filme que me surpreendeu muito positivamente. Superou toda e quaisquer expectativa.

O filme começa mostrando o possível final, e a morte de Clayton Bereford.

Clayton Bereford (Hayden Christensen, excelente no papel) é dono de um império dentro da cidade de Nova Iorque.

Clay morava com a mãe, pois o pai morrera quando ele era jovem ainda. E era noivo de Sam (Jessica Alba), uma jovem que era assessora de sua mãe.

Mas nem tudo na vida de Clay era felicidade, ele tinha um grave problema no coração, e necessitava de um transplante o quanto antes, e o tipo de sangue dele O- dificultava o encontro de um doador.

Clay durante uma noite decide se casar com Sam, e nessa mesma noite pouco tempo depois descobre que acharam um doador compatível.

Clay vai até o hospital, e contrariando a idéia da sua mãe, decide ser operado por Jack, seu amigo que o salvou quando ele descobriu o problema.

Começando o procedimento cirúrgico Clay toma anestesia geral, mas não dorme, ele fica acordado sentindo todas as dores, e ouvindo tudo, mas não consegue comunicar ninguém desse fato pois seus músculos não respondem aos seus estímulos.

Mas Clay pouco a pouco descobre que aquela dor que ele sente durante a cirurgia não é nada diante das coisas que ele descobrirá durante a mesma, aquela não seria uma simples cirurgia. Um jogo de intrigas estava por trás dela. E Clay luta contra o tempo para permanecer vivo.

Excelente filme, a atuação de Hayden está fabulosa, principalmente durante a operação, onde só com palavras ele consegue transmitir toda a emoção necessária. O jogo de intrigas também é algo louvável no filme, mesmo o diretor dando várias dicas durante o filme, você só observa elas mais atentamente quando descobre a verdade de toda aquela encenação.

Awake é um daqueles filmes que você provavelmente não veria, mas que deveria ver, pois é de uma qualidade ímpar.

Avaliação: * * * * * *

13 de setembro de 2008

Os Reis da Rua (Street Kings)


Street Kings é um filme que aborda a corrupção policial e o abuso de força por eles.

Tom Ludlow(Keanu Reeves) é o melhor policial da divisão de Narcóticos de LA. Ele é praticamente um rambo dentro da policial.

Mas depois do assassinato de Washington, seu ex parceiro, que provavelmente estava o acusando de abuso de força, tudo mudou.

O pessoal da divisão dele, principalmente Wander (Forest Whitaker), faziam de tudo para que ele não investigasse o caso de Washington.


Mas Tom seguia em frente para saber a verdade daquele caso, e junto com Diskant (Chris Evans) acaba descobrindo que nem tudo é o que realmente apararentava ser.

Avaliação: *****


12 de setembro de 2008

Os Seis Signos da Luz (The Seeker - The Dark Is Rising)


Esse é um filme que tem nomes totalmente diferentes em inglês e português, mas qualquer um deles estariam certos para esse filme.

Will Stanton, é o típico irmão caçula zuado por seus outros irmãos. Ele se sente incompreendido como todos os garotos da sua idade, 14 anos.

Will percebe então que coisas estranhas estão acontecendo com ele, e acaba por descobrir que é um caçador (ai vem o nome Seeker), que deve juntar os signos da luz para vencer a escuridão (ai o nome The Dark Is Rising)

Começa ai uma busca para achar os seis signos. Will terá que lutar contra a escuridão, e contra a falta de autoconfiança dele.

Os seis signos é um filme que lembra Harry Potter, na verdade esse também é uma série de 5 volumes denominada The Dark Is Rising, que foi feito antes de HP, mas não fora publicado aqui no Brasil.

A temática do filme está ficando um pouco desgastada, em vista que vários filmes abordam isso, mas o filme não deixa muito a desejar e acaba agradando como um todo. Só deveriam melhorara as cenas de ação, que tiveram pouca ou nenhuma emoção.

Avaliação: ****

11 de setembro de 2008

O Orfanato (El Orfanato)


A primeira cena desse fabuloso filme do não menos fabuloso Del Toro, definirá o final dele. Por isso preste atenção em cada detalhe dessa cena.

Laura depois de alguns anos, já casada e com um filho adotado Simon, volta a morar na casa onde ficava o orfanato que passara parte de sua infância.

Simon tinha amigos imaginários dentro daquela casa, e participava de jogos com eles.

Numa tarde Benigna, ex-funcionária do orfanato aparece na casa, mas se apresenta como assistente social, e o Simon acaba por ouvir a conversa e descobrir que é doente, ele tem AIDS, e é adotado. Ele se revolta.

A família pretendia receber 6 crianças portadoras de necessidades especiais, mas no dia da festa que receberiam elas, Simon acaba desaparecendo. Preste muita atenção em que Laura cai na banheira e depois vai procurar Simon pela casa.

Começa aí uma corrida frenética atrás de Simon, e aos poucos Laura descobre que aquele lugar é muito mais do que aparentava ser. Desvendando os mistérios pouco a pouco Laura encontra o que ela tanto deseja, e vê o erro que cometera antes.

Del Toro dá uma ambientação fantástica para o filme, todas as jogadas de cenas, falas, expressões, estão muito bem feitas. Até o final que poderia comprometer o filme consegue ser o mais espetacular, e incrível possível, ele faz você pensar: você falou o final desde o começo do filme, como não tive capacidade de perceber?

Um filme que vale muito a pena ver, principalmente para quem gostou do Labirinto do Fauno, pois O Orfanato tem um pouco das características de Labirinto.

Avaliação: ******

6 de setembro de 2008

Os Indomáveis (3:10 To Yuma)


O fazendeiro Dan Evans (Christian Bale) tem seu caminho cruzado com o do ladrão Ben Wade (Russell Crowe). Evans tinha esposa e dois filhos e vivia com problemas financeiros, e a ferrovia queria tomar posse de suas terras. Ben Wade era um ladrão procurado em toda a região, ele já roubara a comitiva da ferrovia dezenas de vezes, e matara outras dezenas de pessoas.

Durante sua estadia em Brisbee, Ben Wade acaba sendo capturado. E se forma uma comitiva para levá-lo para pegar o trem em outra cidade, o trem das 3:10 para Yuma. Evans aceita entrar nessa comitiva para ganhar um pouco de dinheiro.

Durante a viajem, Ben Wade se mostra uma pessoa com uma conversa muito agradável, mas matava todos aqueles que o irritavam.

Os comparsas de Wade vão atrás da comitiva para tentar resgatar seu chefe, e começa uma perseguição. Mas Evans não desisti e vai tentar a todo custo deixar Wade no trem.

O filme se passa pouco depois da guerra de secessão. Evans arrastava a perna, havia levado um tiro no pé.

O filme começa um pouco morto, sonolento. Mas depois que começa a viajem para Yuma, ele entra realmente nos trilhos, e passa a ser um excelente filme.

E um filme com dois dos maiores atores da atualidade em Hollywood, Bale e Crowe, ser ruim, só se o diretor, o produtor, o roteirista, o editor sejam extremamente ruins.

Avaliação: ******

5 de setembro de 2008

10.000 A.C. (10.000 B.C.)


10000 B.C começa muito devagar, e no pretérito do já distante passado, onde a velha sábia faz uma profecia dizendo que aquele que matar o Mannah (Mamute) sozinho ganhará a mal da menina de olhos azuis (Evolet) e conduzirá ao seu povo ao um belo futuro.

Mas antes disso era preciso ganhar dos demônios de quatro patas (Cavaleiros, de alguma civilização daquela época, não me pergunte qual).

D'Leh que desde pequeno era apaixonado por Evolet consegue "matar" o Mannah e só tornar o líder dos caçadores. Porém logo depois os cavaleiros invadem aquela tribo e rapturam alguns caçadores assim como Evolet.

D'Leh se junta a Ka'ren, Baku, e Tic Tic para ir atrás daqueles cavaleiros, durante a jornada ele encontra outra tribo que se junta a eles, e junto com essa tribo várias outras aderem a comitiva, pois pessoas daquelas tribos também haviam sido raptadas por cavaleiros daquela civilação.

Passadas algumas dificuldades eles conseguem chegar a tal montanha dos deuses, onde a profecia final se concretiza.

A história do filme é boa, as cenas de ação são bem feitas. O que peca é o povo principal falar inglês, eles deveriam colocar algum dialeto diferente, mas a linguagem durante o filme vai se tornando irrelevante, apenas no começo que você fala: caramba, eles falavam um inglês tão bom aquela época? Além disso aquele velho clichê de salvar a mocinha já está há muito tempo esgotado. O que salva é que apesar da história da mocinha ser uma das principais, consegue ser um pouco ofuscada pelas profecias.

Avaliação: ****

4 de setembro de 2008

Uma Chamada Perdida (One Missed Call)


One Missed Call é um Chamado sem Samara. Ele tenta seguir a mesma linha do chamado, com um "espirito maligno" matando pessoas inocentes. Mas dessa vez eles não morriam em 7 dias após ver um filme, dessa vez a maldição era passada automaticamente do celular da vítima.

A pessoa que iria morrer recebe a ligação da pessoa que foi a última a morrer, mas a chamada sempre cai, ai está o nome do filme, mas quando ela vai ouvir a mensagem vê que é ela falando e sempre numa data futura. E sempre nessa data e horário a pessoa morria.

O filme em si não chega a ser decepcionante, a música de toque do celular é muito bem feita, as pessoas com cara de boneco no começo soa interessante, a história em si agrada, mas eles deviam ter dado maior enfoque a busca da primeira ligação e não dá maldição em si. Mas o que realmente matou o filme é o seu final. Até agora estou sem entender direito o que foi aquilo. Foi um tipo acabou ? Tem certeza ?

Um filme que você pode muito bem assistir, assim como não assistir. Se você gosta desse gênero veja, se não, não perca seu tempo.

Avaliação: ***

Hitman


O Agente 47 (Timothy Olyphant) foi criado para ser um matador de aluguel.

Durante mais uma de suas missões ele acaba sendo descoberto e começa a virar caça. Mas ao mesmo tempo que caçam ele, ele tenta finalizar sua missão.

Um filme que tem a cara de ter saído de um game, possuí muitas cenas que você fala é de jogo.

Bom filme para se divertir com os amigos.

Avaliação: ****

3 de setembro de 2008

Jumper


David Rice (Hayden Christensen) é um adolescente que descobre que tem o poder de se teletransportar para qualquer lugar e decide usar isso ao seu favor.

Durante oito anos ele usa esse recurso a bel prazer. Até que conhece Roland (Samuel L Jackson) um Paladino. Os Paladinos desde a Inquisição matam Jumpers, o que Rice era.

Durante sua estadia em Roma ele conhece Griffin (Jamie Bell) e juntos decidem vencer os Paladinos e a matar Roland.

Jumper não é um excelente filme, mas supera as expectativas. Cumpre mais que o prometido e é uma boa opção de divertimento para algum fim de semana ocioso.

Avaliação: ****